Cultura
Cem anos de nascimento do cronista esportivo Nelson Rodrigues
Jornalista e dramaturgo, Nelson Rodrigues marcou a crônica esportiva com textos que destacavam sua paixão pelo futebol e pelo clube carioca Fluminense
Nascido em Pernambuco em 1912, Nelson Rodrigues completaria 100 anos nesta quinta-feira (23). Ingressou no jornalismo por influência de seu pai, o jornalista Mario Rodrigues que, ao migrar para o Rio de Janeiro, fundou o jornal "A Manhã", onde Nelson começou sua carreira jornalística, aos 13 anos de idade.
Com textos que misturavam prosa e poesia, mesmo em reportagens policiais e esportivas, Nelson ganhou a atenção de leitores e críticos. Começou a escrever sobre futebol no Jornal dos Sports, em 1936.
Em declarações como: "eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos", Rodrigues deixava claro sua devoção pelo clube Fluminense.
O autor registrava em seus textos as histórias, as alegrias e as dores dos torcedores, jogadores, técnicos e até juízes envolvidos em partidas de futebol e, por conta disso, é considerado um dos principais críticos do esporte.
Passou a integrar a primeira mesa-redonda sobre futebol da TV brasileira em 1960 e seu conhecimento sobre o esporte e sua paixão pelo tricolor, o levaram a escrever o livro "O Profeta Tricolor: Cem Anos de Fluminense". Na obra, o jornalista reuniu mais de setenta crônicas sobre o time das Laranjeiras e traça um retrato do personagem "torcedor de futebol". O livro inclui o último texto escrito por Nelson, em dezembro de 80 com o tema “O Fluminense”, em que destaca a conquista do campeonato carioca daquele ano.
Confira edição especial da Revista Brasilis sobre a vida do cronista esportivo Nelson Rodrigues
Acompanhe a vida do autor na Linha do Tempo
Leia mais:
Centenário de nascimento de Nelson Rodrigues
Confira página especial sobre Nelson Rodrigues
Publicado resultado do Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico
Funarte lança edital para montagens de peças de Nelson Rodrigues
Fonte:
Funarte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















