Cultura
Maior feira de editoras independentes da América Latina começa nesta quinta (27) no Rio
As editoras participantes são responsáveis por um acervo de 20 mil títulos em catálogo e 2,4 milhões de exemplares impressos por ano
Começa nesta quinta-feira (27) a 12ª edição da “Primavera dos Livros”, considerada a maior feira de editoras independentes da América Latina. O evento vai mostrar a produção de mais de 100 editoras de pequeno e médio porte que não possuem vínculos com os grandes grupos editoriais. A expectativa é atingir 27 mil visitantes até domingo (30), último dia do evento, que acontece no Rio de Janeiro.
Organizada pela Liga Brasileira de Editores (Libre), a Primavera dos Livros tem como tema: Patrimônio e Plataforma Cultural do País. Para patrono do evento, foi escolhido o economista Carlos Lessa, um reconhecido bibliófilo e detentor de uma das maiores bibliotecas privadas do País.
As atividades atraem variados públicos, principalmente, um grande número de universitários e professores. De acordo com a presidenta da Libre, Cristina Warth, foi constatada desde a última edição a presença de turistas estrangeiros, principalmente jovens, no encontro.
Para Cristina, os visitantes não estão apenas interessado nos descontos de até 50% oferecidos pelas editoras. “São pessoas interessadas em determinado livro ou tema, nas novidades de uma das editoras. Muitos são de fato leitores de carteirinha”, observa.
A Primavera dos Livros 2012 vai proporcionar três dias de programação inteiramente gratuita que inclui shows, atividades para crianças, encontros com escritores, debates e mesas redondas com protagonistas da cultura carioca, além de atrações literárias interativas sob medida para o público de todas as idades.
Entre acervo, debates e mesas redondas, a novidade do evento é o espaço destinado aos pais de crianças de até três anos de idade, chamado de Mundo Ovo. O local abriga atividades especiais como recitais de poesia e shows.
Com entrada gratuita, o evento pode ser visitado durante os quatro dias das 10h às 22h. A Primavera dos Livros está localizada no Museu da República, Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro.
Programação
Entre programação das mesas redondas, na sexta (28), às 19h, o historiador francês Roger Chartier e o poeta Afonso Romano de Sant'Anna discutirão o tema Leitura: Patrimônio Pessoal.
No sábado (29), às 11:30h, o escritor Ruy Castro e a antropóloga Mirian Goldenberg debatem o tema Duas Cariocas Notáveis: Carmen Miranda e Leila Diniz. O antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares e os professores Adair Rocha e Eblin Farage discutirão às 17h sobre O Rio das UPPs e o Rio da Arte como passaporte para a cidadania plena.
Ainda no sábado, às 19h, Carlos Lessa, homenageado do evento, participará da mesa-redonda Carlos Lessa: História de Amor aos Livros e ao Rio, juntamente com o historiador Nireu Cavalcanti e o arquiteto Paulo Casé.
No dia seguinte, no mesmo local, às 16h, o Rio de Janeiro como Plataforma da Contemporaneidade Brasileira será tema de um encontro que reunirá a professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda, a produtora cultural Maria Juçá, o radialista Luis Antonio Mello e os músicos Roberto Frejat, Guto Goffi e Márcia Bulcão.
Os debates, as mesas-redondas e os encontros literários serão realizados no estande da Secretaria Municipal de Cultura, no auditório do Museu da República e na Tenda dos Professores.
Prêmio Vivaleitura
Criado em 2006, e com abrangência nacional, o prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O objetivo é estimular e reconhecer as melhores experiências brasileiras relacionadas à prática da leitura. Neste ano, serão contemplados 18 projetos, seis em cada categoria, que receberão troféu e o prêmio de R$ 30 mil cada um.
As inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2012 estão abertas até o próximo sábado 29 de setembro. Nesta sétima edição, um total de R$ 540 mil serão oferecidos a iniciativas comprometidas com o incentivo à leitura no País.
Poderão concorrer instituições públicas, privadas, comunitárias e pessoas físicas maiores de 18 anos. A cerimônia de premiação ocorrerá em dezembro.
Veja a campanha do governo para incentivar a leitura
Leia mais:
Vivaleitura 2012 vai premiar projetos que estimulam o acesso aos livros
Hemeroteca Digital Brasileira já está em funcionamento
No Dia Nacional da Alfabetização, saiba quais iniciativas visam à promoção da cidadania
Programa de incentivo à leitura Leia Mais, Seja Mais é lançando
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















