Cultura
Exposição traz obras do Vaticano para o Brasil
A Jornada Mundial da Juventude, em junho no Rio de Janeiro, que trará o papa Bento XVI ao Brasil, envolve uma série de atividades. Uma das principais é a exposição "Nas Pegadas do Senhor", que reúne cerca de 100 obras de arte de museus do Vaticano e da Itália. A exposição estará aberta ao público de 11 de junho a 15 de setembro no Museu Nacional de Belas Artes. Obras de artistas renomados, como Leonardo da Vinci e Correggio, poderão ser vistas.
A exposição reúne pinturas, esculturas, manuscritos e uma série de outras peças importantes dentro da história da arte e da Igreja Católica. No conjunto de quadros estão criações de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato, Bernini, Correggio, Annibale Carracci, Guido Reni e Beato Angelico e muitas outras.
Segundo especialistas, a exposição é a mais importante realizada na América Latina. De acordo com os organizadores do evento, o lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 - "Ide e Fazei Discípulos entre Todas as Nações" - motivou a exposição. Detalhes sobre a mostra e demais eventos podem ser obtidos no site.
Representantes na Itália
Há dois dias, uma comitiva brasileira esteve em Roma para uma reunião com o diretor de Museus do Vaticano, Antonio Paolucci. Participaram do encontro o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, o gerente de Atos Culturais da Jornada da Juventude Mundial, Gustavo Ribeiro, e a diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Monica Xexeo, além do professor Giovanni Morello, curador da mostra, Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II, e Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos museus do Vaticano.
Os integrantes da delegação brasileira estão participando de reuniões com membros dos setores de Atos Culturais da JMJ Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, Pontifício Conselho para Leigos (PCL), Pontifícia Sacristia Secreta, Fábrica São Pedro e representantes dos museus incluídos no trabalho. Os encontros acontecerão até este sábado,19.
A expectativa é que as pinturas, esculturas, manuscritos e todas as obras mestras sejam uma oportunidade de sensibilizar o público que visitar a exposição, a qual será dividida em quatro seções, dentro do tema da atual edição da JMJ: “Ide e Fazei Discípulos Entre os Povos”.
Jornada Mundial da Juventude
Instituída pelo Papa João Paulo II, a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 1986, em Roma.
A iniciativa acontece todos os anos em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos. Com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, como por exemplo, em Denver, nos Estados Unidos; Santiago de Compostela e Madri, na Espanha; Paris, dentre outros.
Fontes:
Agência Brasil
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















