Cultura
Três cidades históricas brasileiras vão sediar mostra internacional de música
Em agosto acontece a 10ª edição da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo). O festival, que acontece em três estados diferentes durante 14 dias, traz concertos de música de estilos variados, exibições de filmes e oficinas de artes. Este ano, o evento deve atrair 120 mil pessoas e conta com cerca de 143 atividades culturais. A mostra foi criada para difundir e valorizar o patrimônio histórico e cultural brasileiro.
Paraty (RJ) é uma das cidades que receberá o festival Mimo, entre 23 e 25 de agosto. Em Ouro Preto (MG), o evento acontece de 29 de agosto a 1º de setembro e em Olinda, de 2 a 8 de setembro. Com programação gratuita, as apresentações ocorrem em cenários do patrimônio histórico, como igrejas, museus, monumentos e teatros, além de praças e espaços públicos das cidades.
O Mimo traz atrações de diversos países e estilos, de concertos de música erudita a jazz e música popular brasileira. Este ano haverá shows do músico de jazz Herbie Hancock, do grupo português Madredeus, de Gilberto Gil e Orquestra de Sopros da Pro Arte, do coletivo francês Nouvelle Vague, e do pianista cubano Omar Sosa, entre outros.
Investimentos em cidades históricas
O Ministério do Turismo (MTur) tem investido cada vez mais em cidades históricas do País, a criação de duas associações para representar cidades brasileiras consideradas como patrimônio histórico e mundial e a instalação de sinalização turística em 34 destas cidades são uma das ações promovidas para valorizar e incentivar culturas locais.
Em 2011, as viagens motivadas por negócios, eventos culturais e convenções movimentam 25% do turismo de acordo com dados do MTur. Dados do Sistema de Monitoramento do MTur (Siacor), também mostram que Olinda recebeu R$ 4,85 milhões em 2010 para obras de infraestrutura turística. Outro Preto foi uma das cidades contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai receber R$ 650 mil para sinalização turística.
Atrações culturais nas cidades
Paraty é uma cidade do Litoral Sul Fluminense com belas praias e Mata Atlântica até a encosta. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958, transformou-se em Monumento Nacional no ano de 1966. Polo das artes plásticas, a cidade reúne numerosos ateliês e galerias e mantém conservado um conjunto arquitetônico colonial que atrai turistas o ano todo, que circulam a pé pelas ruas de pedra irregular do Centro Histórico.
A cidade também sedia, anualmente, a Festa Literária Internacional de Paraty. Evento que reúne escritores nacionais e internacionais e amantes da literatura.
Em Ouro Preto há o mais importante acervo arquitetônico do estilo barroco brasileiro. Foi construída por escravos e artistas, com destaque para as obras de Aleijadinho e Mestre Athaide. Considerada monumento nacional em 1933, a cidade foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980 pela Unesco. O visitante pode conhecer belas igrejas históricas, como a de Nossa Senhora do Pilar (que consumiu mais de 400 quilos de ouro e prata em sua ornamentação), casarios coloniais e artesanato em pedra-sabão.
Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982, Olinda deixou de ser a capital de Pernambuco na primeira metade do século XIX, mas tornou-se importante centro cultural. Possui 22 igrejas localizadas no Centro Histórico da cidade. Entre os cartões-postais estão o Mercado da Ribeira, o Mirante do Alto da Sé e o Museu de Arte Sacra. A cidade também é sede do festejado carnaval de rua do Brasil: blocos de frevo, maracatu, afoxé e até de música pop movem milhares de foliões por suas ladeiras.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















