Cultura
Bienal de Música contabiliza quase três mil espectadores
Bienal de Música
A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, terminou na tarde deste domingo (6). O total de espectadores desta edição da Bienal chegou a quase três mil, com a média de mais de 250 pessoas, em cada um dos nove concertos, realizados de 27 de setembro a 5 de outubro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), somadas ao público do encerramento e a convidados. Compositores de 13 estados, de quatro regiões do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – tiveram obras apresentadas, todas em estreia mundial. A Funarte vai disponibilizá-las na internet, no hotsite do evento, a partir do dia 20 de outubro.
Prestigiaram o evento compositores, regentes, músicos, críticos e professores renomados, além de estudantes. Entre os presentes, estava o compositor e maestro Ricardo Tacuchian, doutor em composição pela University of Southern California, autor de mais de 150 obras e detentor de diversos prêmios e menções – entre elas a participação na Tribuna do Conselho Internacional da Música da Unesco. O maestro participou de todas as Bienais, desde a primeira, em 1975. “A Bienal cresceu e se aprimorou. Aumenta, a cada edição, o número de compositores e o espaço para os jovens. Isso é importante porque, se os autores que já têm certa projeção têm dificuldades em difundir sua obra, imaginem esses novos criadores”, disse Tacuchian. “Hoje este é um festival que mostra os compositores que estão em produção e cujas peças estão sendo tocadas; e, ao mesmo tempo, que revela autores de grande potencial, selecionados por profissionais experientes. A fusão destes dois polos é muito interessante, tanto para o compositor de maior repercussão, ou mais maduro, quanto para o jovem, porque um precisa conhecer o trabalho do outro. Um aprende com o outro. Verifiquei isso, nesses 38 anos de Bienal”, destacou.
Panorama da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Entre as 72 obras apresentadas na XX Bienal, 33 venceram o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012, que contou com mais de 500 inscritos. As outras 39 foram encomendadas pela instituição, diretamente a compositores que já participaram de bienais. Dos autores participantes desta edição, 26 são do Rio de Janeiro e 14 de São Paulo. Bahia e Paraná são representados por nove nomes cada. Participam ainda quatro criadores da Paraíba, dois do Mato Grosso, dois de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul. O Distrito Federal e os estados de Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina têm, cada um, um representante.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















