Cultura
Brasil negocia parceria com Casa das Culturas de Berlim
Intercâmbio Cultural
O Ministério da Cultura deu o primeiro passo para fechar uma parceria com a Casa das Culturas do Mundo, em Berlim. A ministra Marta Suplicy visitou a instituição nesta quinta-feira e abriu diálogo com representantes do local. A Casa das Culturas do Mundo já foi palco para apresentações de cantores e artistas brasileiros em 2006, durante a Copa do Mundo da Fifa na Alemanha.
O prédio da Casa das Culturas do Mundo foi um presente norte-americano aos homens de boa vontade. A intenção parece ter sido alcançada. "Esse espaço se sobressai porque foi o primeiro lugar a ter paz depois da Guerra. Em uma ótima localização na cidade, se transformou num centro de cultura para o mundo. Nós abrimos o caminho aqui. Vai ser muito bom. Eles têm o mundo aqui.", comemorou a ministra.
Para Anne Maier, assessora da Casa, é um caminho de mão dupla. "É muito bom dialogar com o Brasil. É uma grande troca de ideias e experiência", enfatizou Maier.
Museu Judaico
Ainda durante a visita em Berlim, a ministra visitou o Museu Judaico. O intuito é trazer ideias para o museu afro que será construído em Brasília. O museu consiste em uma torre de concreto, completamente fechada, com 20 metros de altura e um pequeno feixe de luz. A imagem não desperta a sensação que é estar ali dentro. Essa é a "Torre do Holocausto" do museu judaico de Berlim, um dos maiores da Europa. A intenção deste espaço é provocar sensações no visitante logo no início da exposição. Um pouco mais à frente,o peso do ferro maciço representa um mar de vítimas inocentes. São mais de 10 mil rostos espalhados por um túnel que parece não ter fim.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, encontra-se na Alemanha para participar da Feira do Livro de Frankfurt, que começou dia 9 e vai até 13 de outubro. O Brasil é o principal homenageado do evento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















