Cultura
12ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro divulga vencedores
Audiovisual
Em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, na noite dessa quarta-feira (13), foram conhecidos os vencedores da 12ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O longa "Gonzaga: de pai pra filho", de Breno Silveira, levou o troféu em cinco das 15 categorias a que foi indicado: Melhor longa-metragem de ficção, Melhor direção, Melhor som, Melhor ator coadjuvante (João Miguel), e Melhor ator (Julio Andrade, que interpretou Gonzaguinha na fase adulta).
O prêmio, concedido pela Academia Brasileira de Cinema, contempla anualmente os melhores curtas e longas-metragens lançados no ano anterior, segundo critérios da Academia e votação popular, que acontece pela internet durante as semanas que antecedem o evento de premiação. Nesta edição, o longa “Raul – o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho, foi considerado o melhor longa-metragem documentário tanto para o júri oficial como para o júri popular - que também elegeu “Febre do Rato”, de Claudio Assis, o melhor longa-metragem de ficção.
“Brichos – a floresta é nossa”, de Paulo Munhoz, levou o Troféu Grande Otelo, prêmio oficial do evento, na categoria Melhor longa-metragem de animação”. Já entre os curtas-metragens, o prêmio para as categorias de melhor ficção ficou com “Laura” de Thiago Valente; o de melhor documentário foi para “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini; e a melhor animação curta foi para “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues. Na categoria roteiro, Hilton Lacerda foi premiado pelo roteiro original de “Febre do Rato”, e David França Mendes pelo roteiro de “Corações sujos”, de Vicente Amorim, adaptado do romance de Fernando Morais.
Confira a lista completa dos vencedores.
A veterana atriz Ruth de Souza foi homenageada nesta edição do Grande Prêmio de Cinema, que também concedeu o Prêmio de Preservação para o professor e pesquisador Ismail Xavier.
Para saber mais, acesse o site oficial do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















