Cultura
Pesquisas em Economia Criativa ainda podem se inscrever em edital
Chamada pública
No próximo sábado (09/11) terminam as inscrições para o edital de Chamada pública que selecionará projetos de pesquisa na área da Economia Criativa. Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil, estabelecido pelo Termo de Cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua Secretaria de Economia Criativa (SEC), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas também poderão requerer recursos para gastos a título de custeio, capital e bolsas.
Ao todo, serão distribuídos R$ 2,5 milhões, valor oriundo do orçamento da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura.
O Termo de Cooperação firmado com o CNPq é uma das iniciativas da SEC/MinC para consolidar e expandir a temática no País e promover sua difusão por meio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e dos Observatórios Estaduais. Os projetos devem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação dos segmentos criativos.
Podem candidatar-se pesquisadores vinculados a universidades públicas e confessionais que se enquadrem nos seis eixos temáticos definidos pela SEC:
- Marcos Legais para a Economia Criativa Brasileira (tributários, trabalhistas, previdenciários e administrativos);
- Empreendedorismo cultural e criativo;
- Territórios criativos (Arranjos Produtivos Locais (APLs), cidades, bairros, polos etc.);
- Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos;
- Capacitação técnica e gerencial dos profissionais e empreendimentos criativos; e
- Inovação em cultura.
Os eixos temáticos das pesquisas devem estar articulados com as seguintes expressões do campo Cultural: Patrimônio Cultural; Arquivologia; Museus; Artesanato; Culturas Populares; Culturas Indígenas; Culturas Afro-brasileiras; Artes Visuais; Arte Digital; Dança; Música; Circo; Teatro; Audiovisual; Livro; Publicações e Mídias Impressas; Leitura e Literatura; Moda; Design; Arquitetura e Urbanismo; Gastronomia Regional e Turismo Cultural.
As inscrições devem ser feitas na plataforma Carlos Chagas, no portal do CNPq.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















