Cultura
Arquitetura em madeira é tema de simpósio do Iphan
Acre
No dia 10 de dezembro ocorrerá, no Auditório do Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, o I Simpósio sobre Arquitetura de Madeira. A necessidade de identificação, reconhecimento, valorização e fomento à perenidade da produção da arquitetura de madeira no Acre foi o motivo principal que levou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-AC) e o Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Teconolgia (Ifac) a realizarem o evento.
Como a arquitetura em madeira é uma característica cultural fortemente expressa no modo de habitar e de construir no Acre, o simpósio busca valorizar, dentro do repertório do patrimônio cultural, os bens edificados acrianos que somam à significância cultural que caracteriza a vastidão da arquitetura e urbanismo no Brasil.
O Simpósio será um espaço para o debate sobre a necessidade crescente de conhecimento e acerca das ocorrências arquitetônicas remanescentes das diversas épocas e, também, a respeito e das políticas públicas para proteger esses elementos arquitetônicos. Durante o evento, será lançado também o Curso de Extensão voltado para a Conservação do patrimônio edificado em madeira que tem como objetivo fomentar a formação de mão de obra especializada no mercado de trabalho local. As inscrições para o I Simpósio sobre Arquitetura de Madeira são gratuitas e podem ser feitas por e-mail, telefone ou presencialmente na sede do Iphan-AC ou no dia do evento.
A proposta é que o simpósio seja realizado anualmente para produzir conhecimento e para compartilhar informações sobre a arquitetura de madeira, a exemplo dos Ofícios Tradicionais, das Técnicas Construtivas, da Arquitetura Vernácula, da Arquitetura Popular, da Arquitetura Contemporânea, entre tantos outros.
Os certificados serão emitidos pelo Iphan-AC com a carga horária de 4h, após o evento.
Confira aqui a programação
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















