Cultura
Cinemateca exibe filmes clássicos com entrada franca
São Paulo
A programação da Cinemateca em fevereiro traz a nova edição do Verão de Clássicos, oportunidade única para o público conferir uma variada seleção de filmes clássicos das mais diversas épocas, países e gêneros. As exibições serão sempre em película e todos os títulos pertencem ao acervo de difusão da Cinemateca.
Entre os destaques, um marco do cinema norte-americano do fim dos anos 1990: "Clube da Luta", de David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton. E também filmes sobre o cinema e sua indústria, como "Crepúsculo dos Deuses", de Billy Wilder e "O estado das coisas", de Wim Wenders, em que uma equipe entra em colapso. Adaptações de peças teatrais, como "A flauta mágica", uma transposição de Ingmar Bergman para a TV da ópera de Mozart, e "Otelo", versão do gênio Orson Welles para a tragédia de Shakespeare.
Clássicos do cinema espanhol, como os dois interpretados pela atriz Ana Torrent," O espírito da colmeia", de Victor Erice, e Cría Cuervos, de Carlos Saura, que marcaram os anos 1970, e uma comédia de Pedro Almodóvar, "Que fiz eu para merecer isto?", com Carmen Maura num de seus grandes momentos.
Devido a diversidade da coleção que compõem a programação, muitos filmes serão exibidos em cópias que carregam as marcas da ação do tempo. Nada disso, no entanto, diminui o encanto de fruir estas obras numa experiência, de fato, cinefílica, apresentando raridades pouco conhecidas e há muito ausentes das telas.
A programação segue até março e todas as sessões têm entrada franca.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















