Cultura
Curadores do Festival de Cannes assistem a filmes brasileiros
Divulgação
Foi realizada, entre 20 e 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a quarta edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da Ancine em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Os curadores Paul Grandsard, da Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes, e Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores, assistiram, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, a uma programação com 12 longas-metragens brasileiros inéditos, de produção recente, selecionados pelos próprios curadores a partir do material enviado nas inscrições do Programa.
Durante as sessões, foram exibidos os filmes "Boa Sorte", de Carolina Jabor; "Estrada 47", de Vicente Ferraz; "Obra", de Gregorio Graziosi; "Ela Volta na Quinta", de André Novais de Oliveira; "Além Mar", de Gabriel Mascaro; "Beira Mar", de Filipe Matzenbacher e Márcio Reolon; "Permanência", de Leonardo Lacca; "A Misteriosa Morte de Pérola", de Guto Parente; "Noite", de Paula Gaitán; "Homem Comum", de Carlos Nader; "Com os Punhos Cerrados", de Pedro Diógenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti; e "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa", de Gustavo Galvão.
Paul Grandsard e Anne Delseth levaram consigo materiais dos filmes assistidos e reforçaram o entendimento de que esse processo é muito valioso para um contato mais próximo com a cinematografia brasileira. A próxima edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro está prevista para maio e deve trazer ao Brasil representantes da curadoria dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián e Toronto.
O programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros em cada um deles e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















