Cultura
Oficina apresenta obras do artista acriano Hélio Melo
Inventário
Nos próximos dias 17 e 18 de fevereiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-AC) promove a Oficina Bens Móveis e Integrados, onde será apresentado o resultado do inventário das obras de pintura, desenho e outras artes de Hélio Melo.
Serão 30 vagas destinadas a gestores públicos, funcionários e estagiários das casas de memória, profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, História, Artes Visuais e áreas afins, proprietários e responsáveis pelas obras inventariadas, e para a sociedade em geral.
O inventário faz parte do projeto Economia da Cultura, da Rede Acriana de Cultura e foi realizado pelo Iphan (AC). A oficina também oferece cursos de capacitação técnica sobre obras de arte e bens móveis para profissionais e gestores e vão ser ministradas por pessoas especializadas no assunto e com conhecimento do tema.
O objetivo é contribuir para a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o trabalho com o patrimônio cultural no estado. Serão tratadas também as políticas públicas desenvolvidas pelo Iphan, continuidade das ações de diálogo com os agentes de preservação do patrimônio cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Superintendência do Iphan, localizado na Rua Rui Barbosa, Centro, Rio Branco.
O artista acriano
Hélio Holanda de Melo nasceu em Boca do Acre, em 20 de julho de 1926. Foi artista plástico, compositor, músico e escritor. Aos oito anos de idade, já desenhava utilizando o nanquim e tintas naturais que preparava a partir do sumo que extraía de plantas. Em sua homenagem, o governo do Acre criou um espaço cultural – o Theatro Hélio Melo – com capacidade para 150 lugares. Ele morreu em 2001.
Acesse a programação da Oficina Bens Móveis e Integrados.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















