Cultura
Duas oficinas de dança em Fortaleza abrem inscrições
Capacitação
De 31 de março a 5 de abril, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Vila das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, realiza duas oficinas: Danças Negras Contemporâneas e Estudo do corpo com abordagem cinesiológica aplicada à dança. Ambas fazem parte do programa Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte 2014. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de março.
Oficina “Danças Negras Contemporâneas”
Destinada a bailarinos, dançarinos, músicos, artistas visuais, atores, dramaturgos e interessados no tema, a oficina será ministrada pelo bailarino e coreógrafo Rui Moreira, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e sábado, das 9h às 14h. O objetivo é proporcionar aos participantes experiências nas técnicas de danças negras contemporâneas acadêmicas, danças étnicas, danças urbanas e elementos de danças patrimoniais.
Os interessados em participar devem preencher ficha de inscrição no site e comparecer à secretaria da Vila das Artes, dentro do período de inscrição, no período das 9h às 20h, para entrega de currículo e fotocópia de um documento de identificação com foto.
Oficina “Estudo do corpo com abordagem cinesiológica aplicada à dança”
Voltada para bailarinos, professores de dança, performers e profissionais de áreas afins, a oficina será ministrada por Márcia Santiago, de segunda a sexta, das 10h30 às 13h30, e sábado das 9hs às 14hs. O objetivo é promover estudos práticos e teóricos explorando aspectos específicos cinesiológicos do controle de centro-core (centro de força do corpo) aplicados nas práticas de ensino e no desempenho técnico-artístico do corpo que dança. A Cinesiologia ocupa-se do estudo dos movimentos do corpo.
A oficina também visa promover o reconhecimento e a aplicação de conhecimentos anátomo–funcionais do aparelho locomotor com o intuito de propiciar a interpretação e expressão da linguagem corporal; promover a utilização do ato respiratório como recurso para facilitar e desafiar a estabilização do tronco e dissociação dos membros inferiores e superiores na execução do movimento e alinhamento postural; e promover a observação, análise e percepção da relação entre mobilidade e estabilidade articular para prevenir lesões e otimizar a postura dinâmica e estática no movimento global e parcial.
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição eletrônica e comparecer à secretaria da Vila das Artes, dentro do período de inscrição, das 9hs às 20hs, para entrega de currículo e fotocópia de um documento de identificação com foto.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















