Cultura
Funarte SP oferece oficina gratuita de Direção Técnica
Curso
A partir de 3 de abril, o ator, diretor, iluminador e professor de teatro Cássio Castelan coordenará, no Complexo Cultural Funarte SP, uma oficina de Direção Técnica gratuita, aberta a profissionais e estudantes da área. Os trabalhos terão duração total de 20 horas, divididas em duas aulas semanais. O curso integra o ciclo de atividades de capacitação e reciclagem do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) da Funarte, e as inscrições devem ser feitas por e-mail.
O programa prevê não apenas a abordagem teórica e a discussão dos elementos da cena, mas sua experimentação prática e o estabelecimento da relação entre criação e elementos técnicos na montagem teatral. Segundo Castelan, os processos criativos no teatro contemporâneo se dão de forma colaborativa. Portanto, a construção de um espetáculo cênico é, por princípio, uma experiência coletiva.
O professor adota a definição do diretor inglês Peter Brook, em seu livro de memórias Fios do tempo, sobre a função do diretor teatral: destilateur. Esta denominação deixa clara a responsabilidade deste profissional em filtrar, decantar e mediar as várias informações que surgem durante o processo criativo para chegar a um resultado que melhor o traduza. “Esta, talvez, seja sua primeira função”, avalia Castelan. “Ao mesmo tempo em que media ele provoca, instiga, pois o espaço da criação é sempre o lugar do risco, e a regra do jogo é buscar o que não sabemos”, explica. Com isso, o diretor técnico é também, segundo ele, um facilitador no encontro de novos caminhos.
Sobre Cássio Castelan
Cássio Castelan integra, desde 2000, o Teatro da Conspiração (SP). É orientador do Programa Vocacional da cidade de São Paulo e diretor do Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura Vila Curuçá. Desde 2004, é também diretor do Teatro da Transpiração (SP). Estudou Interpretação na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e História do Teatro e Literatura Dramática na ECA-USP. Lecionou Interpretação no Teatro-Escola Célia Helena; Interpretação, Técnicas de Montagem e História do Teatro no Incena Escola de Teatro; e História do Teatro no SENAC Santo André.
Fonte:
Fundação Nacional de Artes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















