Cultura
Galerias da Caixa Cultural Fortaleza são reinauguradas com mostra de Rian Fontenele
Exposição
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 13 de março a 18 de maio, a exposição “A Restauração de uma Ausência”, do artista plástico cearense Rian Fontenele. A mostra de arte, que marca a reinauguração das galerias da Caixa Cultural, será aberta para convidados no dia 12 de março.
A exposição reúne um conjunto de aproximadamente 40 obras em desenvolvimento há três anos, como desenhos, instalações e pinturas e é apresentada ao público de forma completa, pela primeira vez, marcando a nova fase do artista.
Na exposição, Rian Fontenele revisita suas memórias e reconstrói narrativas intimistas, explorando e revelando sensações e identidades da humanidade, como o silêncio e a ausência. Diferentemente dos trabalhos anteriores, mais densos, onde tons sombrios encobriam as personagens, na série “A Restauração de uma Ausência”, o artista permite uma maior incidência de luz nas telas, o que as torna mais leves e possibilita revelar, em parte, tais personagens, trazendo, assim como um poema, a síntese de toda a narrativa a partir de poucos elementos.
Nessa mostra, Rian Fontenele busca restaurar um emaranhado de imagens presentes em suas memórias espontâneas e vívidas, reconstruindo sensações e narrativas e materializando-as em telas. A narrativa, que realça o poder e a força da palavra e marca a obra do artista de forma tão definitiva e substancial, passa a ser retratada também em uma instalação. “Tento trazer a presença física das palavras (silêncio, memória e ausência) ruídas em baixo relevo, em blocos frágeis de gesso, que formam um tapete”, explica Rian.
Os visitantes também poderão conferir desenhos livres que documentam o percurso de seu processo criativo e a matriz das narrativas para alcançar a poética final proposta nas telas. Durante a exposição, haverá ainda a exibição do vídeo “Conversas de Aproximações” que, além de abordar aspectos do artista e de sua obra, fala da poética presente em seu trabalho a partir de depoimentos de Luíza Interlenghi, curadora, professora e crítica de arte; do galerista Max Perlingeiro; Carvalho Araújo, arquiteto e designer português; Walmeri Ribeiro, artista e coordenadora do mestrado do curso de arte do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da UFC; e o fotógrafo Thiago Santana.
Rian Fontenele
Rian Fontenele nasceu na cidade serrana de Ubajara (CE), em 1977, e é filho do também artista plástico Ivan Cunha, destaque cearense na escultura nos anos 70 e 80. Rian interessou-se pelas artes desde muito cedo, experimentando múltiplas linguagens, como o desenho, a pintura, a xilogravura e a gravura, entre outras. Vem se destacando nos salões e exposições cearenses, tendo recebido o Prêmio de Melhor Desenho da Bienal XIII Unifor Plástica, em 2005, com a obra "A espera" e o Prêmio de Melhor Pintura da XV Unifor Plástica, em 2009, com o trabalho “Elogio à Sombra”.
Esses reconhecimentos, no entanto, não se restringem ao Ceará, tendo o artista já realizado 12 exposições individuais e participado de 25 exposições coletivas no Brasil e no exterior ao longo de quase 15 anos dedicados às artes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















