Cultura
Iphan realiza oficina de pesquisa sobre patrimônio
Gestão Cultural
O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 31 de março e 4 de abril, a VI Oficina de Pesquisa: patrimônio e legislação realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), organizado pela Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação (COPEDOC/DAF). O encontro promove a capacitação técnica, difusão dos trabalhos desenvolvidos pelos técnicos do Instituto e o debate interno e externo de questões centrais para a rotina da preservação do patrimônio cultural.
Esse é o sexto encontro e tem grande programação. O tema desta edição surgiu durante os debates que aconteceram na oficina anterior, em 2011. Participam dos debates e palestras servidores do Iphan, pesquisadores e gestores de outras instituições.
O encontro terá seis mesas com os temas Instrumentos de preservação – fronteiras e sobreposições, Atribuição de valor e proteção legal, Limites e possibilidades dos instrumentos urbanísticos de preservação, Intervenções – entre a norma e o conflito, Licenciamento ambiental e patrimônio e Entes públicos e preservação. Estarão presentes diretores e o procurador-geral do Iphan e também os professores convidados Ana Flávia Teixeira Santos (UFMG), Henri Acselrad (IPPUR) e José Luiz de Morais (MAE-USP). Um documento com a síntese das discussões mais relevantes do encontro será elaborado durante a plenária final para divulgação sobre o tema.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















