Cultura
Programa estimula troca de experiências entre artistas
Residência
Estimular a troca de conhecimento entre artistas de diferentes regiões do Brasil e abrir espaço para a pesquisa e a criação de obras de videoarte são os objetivos da Videoresidência Território Expandido. O projeto, contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª edição, foi lançado em fevereiro, no Estúdio Galeria Mamute, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS).
Com duração de seis meses, o programa inclui diversas ações. Durante a ‘Videoresidência’, artistas residentes dos estados de Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro irão conviver para compartilhar experiências e produzir novos trabalhos em vídeo com artistas gaúchos, integrantes do Núcleo de Vídeo RS.
As duplas são formadas por Walter Karwatzki (RS) e Alice Jardim (AL); Andreia Vigo (RS), Adriana Tabalipa (RJ) e Roderick Steel (RS); NeltonPellenz (RS) e Joacélio Batista (MG). Estão programadas também uma mostra, com curadoria de Solange Farkas, presidente e curadora da Associação Cultural da Associação VídeoBrasil); Exposição coletiva, com curadoria de André Parente, professor e pesquisador da UFRJ; Exposição Videoresidentes, com curadoria de Niura Borges, diretora da Galeria Mamute; e, ainda, palestras com Solange Farkas, Lucas Bambozzi e Orlando Maneschy, além da produção de DVD e catálogo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















