Você está aqui: Página Inicial > Cultura > 2014 > 03 > Projeto debate influência da poesia brasileira na música

Cultura

Projeto debate influência da poesia brasileira na música

Inspiração

"Nascente e Foz" consiste em uma série de quatro encontros musicais seguidos de debate que a Caixa Cultural Rio realizada em março
por Portal Brasil publicado: 12/03/2014 10h40 última modificação: 30/07/2014 01h45

A influência da poesia de Cecília Meireles, Jorge de Lima, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade na música de compositores contemporâneos será tema do projeto musical “Nascente e Foz”, uma série de quatro encontros musicais seguidos de debate que a Caixa Cultural Rio apresenta de 13 a 16 de março (quinta-feira a domingo), sempre às 19h. A série analisará como a obra desses mestres da poesia brasileira resulta nas letras de Thiago Amud, Pedro Sá Moraes e Escambo, que integram o Coletivo Chama, e do grupo convidado Música Surda.

O projeto, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do governo federal, levará ao público um diálogo entre jovens compositores e mestres das letras com quem os músicos mantêm relação estreita em seu processo criativo – seja por temática, por influência estilística ou por traços filosóficos. O objetivo é ilustrar como estas nascentes de nossa cultura seguem em curso na Música Popular Brasileira.

Durante os espetáculos, os atores Clarice Niskier, Alessandra Maestrini, Emilio de Mello e Paulo Betti realizarão interferências poéticas dramatizadas. Nos debates, mediados pelo jornalista Hugo Sukman, os atores e compositores serão acompanhados por pesquisadores da área musical e literária.

Grupo Música Surda

Fundado em 2001, é formado por Andréia Pedroso (canto), Antonio Jardim (violão de 6 e 10 cordas), Artur Gouvêa (violão de 6 cordas e violão requinto) e Eduardo Gatto (violão de 8 cordas e guitarra portuguesa). Em 2008, o grupo lançou o CD duplo “O Livro das Canções” e, em 2010, esteve em Portugal para o lançamento do CD.

Thiago Amud

Aclamado pelo jornal New York Times como “Um clandestino radical”, o cantor, compositor, arranjador e violonista teve o seu segundo CD, “De ponta a ponta tudo é praia-palma” (Delira Música, 2013), eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores do ano passado, e recebeu elogios de Caetano Veloso por seu “capricho musical e literário”. No primeiro CD, “Sacradança” (Delira Música, 2010), Amud assinou todas as letras, músicas e arranjos.

Pedro Sá Moraes

Músico, agitador cultural e radialista, apresenta, com seus parceiros do Coletivo Chama, o programa conceitual Rádio Chama, na Roquette Pinto FM. Elogiado este ano pelo jornal New York Times, Pedro lançou em 2012 o seu primeiro CD, “Claroescuro”, produzido de forma independente e lançado pela Caravan Music, nos Estados Unidos, onde se apresentou em casas lendárias, como o Joe's Pub, SOB's e NuBlu em Nova York, e festivais como o Chicago World Music, Philadelphia Film and Music Festival e South by Southwest, no Texas. O CD foi aclamado um dos dez melhores álbuns de World Music de 2010, pelo jornal Boston Globe.

Escambo

Criado em 2006, o grupo – liderado pelos compositores e cantores Thiago Thiago de Mello e Renato Frazão – e integrado, além destes, por Diogo Sili (guitarra), Daniel Sili (bateria) e Tássio Ramos (baixo), é uma presença constante na cena da nova música carioca. O primeiro disco da banda, “Flúor” (2009, independente), gravado em Belo Horizonte e com a participação de mais de 30 músicos, foi indicado ao 21º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB.

Programação:

13 de março – quinta-feira

Show: Música Surda e a influência de Cecília Meireles

Intervenções poéticas: Clarice Niskier

Bate-papo: Antonio Jardim, Clarice Niskier e Carlinda Nuñez

Mediador: Hugo Sukman

 

14 de março – sexta-feira

Show: Thiago Amud e a influência de Jorge de Lima

Intervenções poéticas: Alessandra Maestrini

Bate-papo: Alessandra Maestrini, Eduardo Losso e Thiago Amud

Mediador: Hugo Sukman

 

15 de março – sábado

Show: Pedro Sá Moraes e a influência de Manuel Bandeira

Intervenções Poéticas: Emílio de Mello

Bate-papo: Emílio de Mello, Marcos Pasche e Pedro Sá Moraes

Mediador: Hugo Sukman


16 de março – domingo

Show: Escambo e a influência de Oswald de Andrade

Intervenções poéticas: Paulo Betti

Bate-papo: Paulo Betti, Paulo da Costa e Silva, Thiago Thiago de Melo e Renato Frazão

Mediador: Hugo Sukman

Fonte: 

Caixa Cultural

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil