Cultura
Teatro de mãos chega ao Pará com apresentações gratuitas
Espetáculo
Um teatro feito pela expressividade das mãos. Assim é a peça adulta “Tropeço”, selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, que chega ao Pará nos dias 29 e 30 de março ,no município de Bragança, com apresentação no Teatro do Instituto AMA. Em Belém (PA), a peça será exibida de 3 a 6 de abril, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Todas as apresentações serão gratuitas. Na região Norte, além do Pará, os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins também receberão a apresentação.
Em um cenário minimalista, formado por objetos e uma atmosfera a luz de velas, a Companhia Tato conta de uma forma poética o cotidiano de duas senhoras que moram juntas. As personagens feitas a mãos, que andam, dançam, bebem, riem e choram, mostram as angústias e solidão por meio de onomatopeias, figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou uma palavra.
A apresentação já circulou em dez países na Ásia, Europa e Américas. Sucesso por onde passa, coleciona premiações, como o Troféu de Melhor Espetáculo do Júri Popular do Festival Internacional de Londrina (FILO) em 2009, Troféu Gralha Azul, do Centro Cultural Teatro Guaíra do Paraná como melhor espetáculo de 2008, e ainda o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia. Também foi escolhido como Melhor Espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007. Ganhou ainda melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão em 2006.
Mesa redonda
Com uma proposta interativa, a peça propõe uma Mesa redonda com os temas sexualidade e terceira idade, composta pelos atores e convidados que atuam com os temas abordados. Em Bragança, o bate-papo será após a apresentação do dia 29 de março, no mesmo local do evento. Em Belém, a discussão acontecerá no dia 2 de abril, no Espaço Dirigível, próximo à Igreja da Trindade.
Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC)
O PPDC é a maior seleção pública para circulação de peças teatrais do País. Desde 2009, a BR já viabilizou a circulação de mais de 100 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 300 mil pessoas. Com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2013/2014, o programa teve um aumento de 30% no número de inscrições, somando 420 projetos, com destaque para o Nordeste, onde o número de inscritos cresceu 70%. O objetivo do PPDC é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















