Cultura
Cinemateca traz Eduardo Moscovis no espetáculo “O Livro”
Teatro
Com direção de Christiane Jatahy e texto de Newton Moreno, o espetáculo "O Livro", com o ator Eduardo Moscovis, vai tomar conta do teatro da Cinemateca Brasileira aos sábados e domingos até dia 1º de Junho, em São Paulo. Depois de colher elogios em sua temporada carioca e em apresentações no Festival de Curitiba (PR), o primeiro monólogo do ator já garante sucesso de público na capital paulistana. O auditório ficou lotado já na estreia.
O espetáculo é o segundo fruto da parceria do ator com a diretora Christiane Jatahy após o elogiado "Corte Seco" (2009). Ambos trabalham pela primeira vez com um texto de Newton Moreno, premiado autor de "As Centenárias", "Maria do Caritó", "Agreste" e "A Memória da Cana". Em cena, o ator vive um homem que recebe um livro de seu pai com a notícia de que irá ficar cego.
Na concepção de Christiane, o homem e o ator caminham juntos num percurso transformador: "É sobre a luz e a escuridão, sobre ver e não ver, ler e cegar, cegar para ver. Nosso 'livro-montagem' é também sobre dois percursos que se encontram: o do ator que recebe o texto de 'O Livro' e o enfrenta e sobre o homem que recebe 'O Livro' do pai e o afronta", afirma a diretora. "Enquanto o homem cega, o ator cria" completa.
O cenário, também assinado por Christiane, é uma grande bobina de papel, que se desenrola e cobre todo o palco, transformando-o em um livro impresso. Para a temporada paulistana, Moscovis realizou um antigo desejo, o de transpor o espetáculo para além da demarcação física do teatro convencional, por isso a escolha da Cinemateca Brasileira: "Estou há mais de três anos procurando o local mais adequado para apresentar ‘O Livro' aqui em São Paulo. Depois de visitar uma lista enorme de possíveis locações encontrei na Cinemateca o espaço perfeito! Não só pela beleza dos prédios, mas pela forma como a Cinemateca vem de encontro ao projeto e à pesquisa da Christiane em romper os limites do teatro e aproximar o teatro do cinema! Estou extremamente feliz de, depois de tanto tempo de espera, poder apresentar meu espetáculo num lugar que consideramos perfeito!", destaca Moscovis. A peça acontecerá no salão Petrobrás, um dos antigos galpões restaurados que fazem parte do parque da Cinemateca.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















