Cultura
Congresso promove parceria entre Brasil e Península Ibérica
Encontro
Entre os dias 11 e 13 de abril, será realizado em San Jose, na Costa Rica, o VI Congresso Ibero-americano de Cultura. O evento, organizado pela Secretaria-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e pelo governo da Costa Rica, tem o propósito de promover a cultura regional e o intercâmbio entre os países da América Latina e da Península Ibérica.
Este ano o congresso vai abordar o tema "Culturas Vivas Comunitárias", que se insere no escopo de ações da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC). Serão analisados o alcance e os desafios dos programas institucionais relacionados ao tema, levando em conta a legislação dos países, a gestão pública e as políticas públicas.
Dentro da programação do encontro, está prevista a realização dos painéis Janelas de Experiência, onde representantes da sociedade civil vão apresentar as experiências comunitárias de seus países.
Entre as experiências do Brasil a serem apresentadas, estão os trabalhos do Ponto de Cultura Tambor de Sopapo (RS) na área da tradição oral, as ações realizadas nos Laboratórios de Políticas Culturais e o Programa Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).
A delegação do Ministério da Cultura do Brasil será representada pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg. Ela irá proferir palestra sobre os programas Cultura Viva e Ibercultura Viva, no sábado (12), durante o Painel de Gestão Pública e Fortalecimento de Culturas Vivas Comunitárias.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















