Cultura
Encontro discute cultura afro-brasileira com jovens
Gestão cultural
Para marcar a participação no 1º Festival Afro-Cultural Magracia, a ser realizado em Sapucaia (RJ), a Fundação Palmares (FCP – MinC) realiza a 3ª edição do Projeto Escambo Cultural, entre 25 e 27 de abril. A atividade vai garantir que jovens negros de Belém (PA) e do Rio de Janeiro troquem experiências sobre as atividades culturais que desenvolvem em suas cidades. Participarão do encontro estudantes e crianças de creches da cidade.
De acordo com Douglas Santos, assessor para Políticas de Juventude da FCP, a proposta é dar visibilidade a esses jovens, valorizando as artes negras como forma de identificação e resgate da história dos afrodescendentes. “Queremos estimular cada vez mais sua participação na construção social”, disse.
Entre as expectativas dos organizadores do Festival, também estão a desmistificação do preconceito relativo aos costumes religiosos decorrentes da cultura africana, a possibilidade de proporcionar discussões para um posicionamento mais crítico frente à realidade sociocultural dos jovens negros e que todo o cidadão possa ser disseminador do respeito às questões raciais e valorização da cultura afro-brasileira.
Outra proposta é a transformação do Festival em um evento de referência no desenvolvimento de ações transformadoras, fomentando o interesse de novos produtores negros nos setores da economia criativa, na área da cultura. Espera-se ainda, o resgate da memória negra existente em Sapucaia e, nesse sentido, a primeira edição do Festival homenageia a grande artista negra Magracia.
Fonte:
Fundação Cultural Palmares
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















