Cultura
Exposição de Marcone Moreira chega a Pernambuco
Artes plásticas
A exposição individual do artista Marcone Moreira será inaugurada, na Galeria Massangana, em Recife (PE), nesta quarta-feira (30), às 19h, dando continuidade à apresentação dos resultados do Projeto Residências Artísticas - edição 2013.
A exposição/instalação será composta por esculturas de madeira de demolição, sendo montadas de forma a gerar um atravessamento, promovendo tensão e diálogo com a arquitetura do espaço. Além das esculturas, serão realizadas sutis intervenções, a partir das situações encontradas na galeria, ativando a memória impregnada ao longo dos anos de uso da galeria.
Seguindo a vocação da FUNDAJ de promover, em várias áreas de conhecimento, a pesquisa e a experimentação, o projeto Residências Artísticas privilegia, no campo das artes visuais, o processo criativo em detrimento da exibição de obras já feitas. Põe-se ao lado dos artistas no inevitável risco que acompanha o invento, fazendo com que sua participação no projeto o retire de uma situação de conforto. Aposta, portanto, em seu papel de instituição pública que não deve se acomodar com o já conhecido, promovendo a busca do que por vezes sequer nome certo possui.
A Oficina
A oficina oferecerá aos participantes uma apresentação do portfólio do artista Marcone Moreira, mostrando uma panorâmica de sua produção desde o inicio dos anos 2000 e focando nos últimos projetos, os quais possuem como característica comum serem colaborativos, aspecto cada vez mais presente no seu processo de trabalho.
Tendo como referência questões propostas no projeto “Construção/Ruína”, inscrito no Edital de Residências Artísticas, a oficina propõe uma produção coletiva entre o artista e os participantes que pretende resultar em uma intervenção na cidade.
A produção será guiada pelo relato do processo de residência, das questões levantadas nesse período e dos desdobramentos alcançados durante a vivência na cidade do Recife (PE).
Serviço
Abertura: 30 de abril das 19 às 22h
Visitação: de 1º de maio à 1º de junho de 2014
Horário de Funcionamento:
Terças as Sextas - 09h às 12h | 14h às 17h
Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















