Cultura
Exposição mostra evolução do olhar sobre a capital federal
Concurso
A partir desta terça-feira (22), o visitante vai poder ver como Brasília (DF) é percebida e celebrada por jovens artistas de todo o País, lado a lado com momentos importantes que marcaram os 54 anos de história da cidade na exposição "Brasília em Cartaz".
Dez dos cartazes que concorreram ao concurso para comemorar o aniversário da cidade estarão expostos no Museu Nacional de Brasília, juntamente com 54 cartazes de designers e artistas de Brasília mostrando a “arqueologia impressa da cidade”, nas palavras do idealizador da exposição, o artista gráfico e professor da UnB, Nanche Las-Casas.
A exposição será aberta com a premiação dos três primeiros lugares do concurso Brasília em Cartaz, que atraiu estudantes, profissionais do Design, Artes Visuais, Comunicação Social e Arquitetura de todo o País.
O júri presidido pelo professor da FAO/USP Chico Homem de Melo, autor de “A linha do tempo do Design Gráfico Brasileiro”, deu o primeiro lugar a Diogo Damásio e Diego Ribeiro, do estúdio de design paulistano Por um Acaso. Diogo explica que os dois encaram a cidade como um signo de ousadia. O cartaz vencedor, que recria um dos pilares do Palácio da Alvorada, através de um recorte em cruz no papel e surpreende pela tridimensionalidade, foi pensado para não se limitar “ao universo das proposições mais rotineiras do design gráfico, do mesmo modo que o projeto da capital do Brasil não se limitou ao universo das possibilidades mais imediatas da realidade brasileira da época”, afirma.
O segundo lugar ficou com um coletivo de jovens brasilienses, que inscreveram seis cartazes e tiveram mais dois premiados com menções honrosas. Também querendo encontrar um novo olhar para a cidade tão fotografada, cuja arquitetura está gravada no imaginário brasileiro, o arquiteto e designer Luiz Eduardo Sarmento, de 24 anos, e Chico Mineiro, jornalista e artista plástico de 27 anos, convidaram o amigo fotógrafo e cineasta Vinícius Gonçalves para ajudá-los a fugir da “monumentalidade e buscar um outro recorte nos espaços simbólicos de Brasília”, segundo Sarmento.
A seleção de cartazes da mostra histórica passeia pela produção artística e cultural da cidade traz artistas como Resa, Jo Oliveira, Zé Nobre e Célia Matsunaga. A curadoria é da professora Marisa Maass, do Desenho Industrial da UnB.
“São momentos importantes da produção gráfica e cultural da cidade, que merecem ser vistos ou relembrados. Nossa intenção ao propor a exposição foi dar uma oportunidade ao visitante de viajar pela história da cidade, revelada em eventos e personagens. O cartaz é a evidência da vida da capital na forma da arte gráfica”, afirma Las-Casas.
O trabalho de garimpagem em coleções particulares e no Arquivo Público do Distrito Federal, juntamente com a novíssima produção dedicada ao aniversário da cidade, pode ser vista até o dia 30 de maio.
Fonte:
Brasilia em Cartaz
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















