Cultura
Exposição mostra objetos históricos do futebol brasileiro
Copa 2014
A camisa usada por Tostão na final da Copa de 1970, quando o Brasil conquistou o tricampeonato mundial, uma bola e um par de chuteiras dos anos 1930, e um agasalho de treinos da Copa de 1958 usado por Zagallo são algumas das peças da exposição "Brasil um país um mundo", em Belo Horizonte (MG), até 11 de maio. A mostra já passou por Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Fortaleza (CE), e rodará, até julho, pelas demais cidades-sede da Copa.
A exposição revela como o futebol contribuiu para a formação de uma identidade brasileira, permeando as mais diversas áreas de conhecimento. Objetos, fotos, vídeos e instalações interativas mostram como o esporte mudou ao longo de mais de um século de existência. “Isso aqui é uma verdadeira viagem no tempo”, diz a visitante Fabiane Fontoura, de 37 anos. “Adorei conhecer como era a bola e as chuteiras de 1930. Muito emocionante ter tudo isso reunido em apenas um lugar.”
Paixão, tecnologia, história e moda
Em Paixão, Diversidade & Sagrado, um dos quatro eixos temáticos da exposição, vídeos, objetos e fotos mostram mandingas, promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro invocadas pelo torcedor. Em Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios e placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada em chuteiras e bolas) e cobertura midiática.
O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento Guerra & Paz, que documenta excursões do Santos e da seleção brasileira a países que enfrentavam guerras civis. O estilo dos uniformes de futebol ao longo das décadas, desde o século XIX, são analisados em Moda. O estudante Moisés Rodrigues, de 14 anos, ficou impressionado com as camisas e chuteiras antigas. “Estamos tão acostumados com tanta tecnologia que fica difícil imaginar que existia esse modelo de camisa. E a chuteira, então? Parecia uma botina”, diverte-se.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















