Cultura
Ministério da Cultura divulga Vale-Cultura na Bahia
Salvador
A primeira apresentação do Vale-Cultura na Bahia reuniu público diverso e interessado em entender detalhes do programa. O evento, que foi realizado na terça-feira (15) pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH-BA), contou com a presença do diretor de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Odecir Prata, do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro.
"Uma nova etapa do programa começa agora quando lançarmos nosso novo plano de comunicação para chegar maciçamente ao trabalhador", afirmou Odecir Prata.
O Vale-Cultura é um benefício de R$ 50 mensais para o trabalhador que tenha seus direitos regidos pela CLT e que ganhe até cinco salários mínimos. A estimativa é que ele beneficie 42 milhões de trabalhadores, desde que o empregador tenha feito adesão ao programa. Segundo previsão do Ministério da Cultura, o potencial de investimentos na cadeira produtiva do setor cultural é R$ 25 bilhões.
Os dados apresentados na última terça-feira mostram que a Bahia é o estado do Nordeste com maior número de empresas que já aderiram ao programa. Totalizam 288 empresas na região, nas quais 75 delas se encontram no próprio estado. Entretanto, o número de trabalhadores beneficiados é maior no Ceará, com 8.028 inscritos, na Bahia, o número chega a 7.295 trabalhadores.
A região Sudeste é a que detém o maior número de empresas beneficiárias, totalizando 849. Metade das beneficiárias brasileiras do Vale-Cultura está nessa região, já o país tem 1.745 empresas cadastradas no benefício.
Para o diretor do Ministério da Cultura, a implementação do Vale-Cultura só pode ser medida agora, após os primeiros meses de 2014. "É ainda um curto espaço de tempo de ajuste do programa e as operadoras repassaram, há poucos meses, os dados de utilização do cartão para o ministério", conta Prata.
.Hoje são 28 empresas podem oferecer o cartão às empresas beneficiárias. Além disso, seis mil estabelecimentos já estão credenciados em âmbito nacional.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















