Cultura
Museu da Casa Brasileira traz mostras de fotografia e cerâmica
Artes visuais
O público poderá conhecer as duas novas exposições do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo: "Utensílios: o espírito das formas" e "Marcas Registradas", que estarão em cartaz entre 23 de abril e 1º de junho. A primeira reúne imagens da fotógrafa Zaida Siqueira e peças da ceramista Caroline Harari, que revelam um olhar contemporâneo sobre a permanência de formas ancestrais, vistas por meio das matrizes formadoras de nossa cultura.
Já "Marcas Registradas" traz imagens e objetos que apresentam a diversidade gráfica dos elementos e cores que criaram a identidade visual do mobiliário das barracas do comércio de rua em Salvador. Fotografias do arquiteto Michel Gorski, registradas durante a festa de Yemanjá, compõem a mostra, ao lado de peças de caráter lúdico e outras de uso cotidiano.
Outro destaque da visita noturna é a "Mostra do Programa de Inclusão - Educativo MCB e CAPS Itaim", que apresenta a parceria entre o Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira e o Coletivo de Pintura do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Itaim Bibi. Ao longo de 2013, foram realizados encontros mensais entre as duas equipes, com o objetivo de ampliar os recursos expressivos do grupo. Referências de artes plásticas, do acervo do museu e de suas exposições temporárias serviram de base para a produção de desenhos, pinturas e fotografias, que podem ser conferidos na mostra até 25 de maio.
Os visitantes poderão acompanhar também as exposições de longa duração "Coleção MCB", com móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e "A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado", que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.
Realizadas desde o início de 2012, as visitas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.
Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















