Cultura
Oficina de partituras é promovida em Fortaleza (CE)
Música
De 5 a 9 de maio, o músico Ricardo Gilly vai ministrar a oficina Masterclass de editoração de partituras – software Finale, na Vila das Artes, em Fortaleza (CE). A oficina é destinada a músicos interessados em digitalizar partituras com o programa Finale, considerado um dos mais completos e tradicionais softwares de edição com versões para Windows e Macintosh. Serão oferecidas duas turmas, com horários diferentes. Cada turma será composta por 20 alunos e as inscrições podem ser feitas através do site.
Na oficina, serão estudadas as seguintes técnicas: Métodos de digitalização (entrada de notas utilizando o teclado do computador ou instrumento MIDI); Paginação em variadas formações, como melodia e cifra, pequenos conjuntos, coro e grande orquestra; Técnicas para “cavar” partes de uma grade; Criação e personalização de templates (páginas-mestre) e bibliotecas de cifras e expressões; Importação e exportação de arquivos: Imagem (PDF, TIFF, EPS, EPUB), Som (WAV, MP3), MIDI, e XML; Atalhos de teclado e uso metatools (automatização de entrada de expressões e articulações) e ainda, Conceitos de revisão e publicação musical. Cada aluno terá direito a receber uma apostila com o conteúdo da matéria, que abordará as versões 2010 a 2014 do programa.
Sobre o ministrante
Ricardo Gilly utiliza o software Finale desde 1991. Editou os songbooks da Lumiar Editora (Almir Chediak), Jobim Music (Cancioneiros Jobim, Vinicius, Humberto Teixeira, Moacir Santos e Chico Buarque), Acari Records (Cadernos de Choro) e Luanda Records (A Música de Djavan). Já desenvolveu oficinas na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro e nos Painéis Funarte de Música Popular, em Porto Alegre. Atualmente escreve o livro Guia do Finale que será lançado pela Editora Irmãos Vitale.
Fonte:
Fundação Nacional de Artes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















