Cultura
Teatro Glauce Rocha (RJ) traz atrações populares em maio
Artes cênicas
O Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, apresenta atrações populares e gratuitas no mês de maio. A peça "Calango deu! Os causos da Dona Zaninha" abre a temporada com Suzana Nascimento no papel de Dona Zaninha e Isaac Bernat na direção, o espetáculo fica em cartaz somente até o dia 4 de maio, sempre às 19h. No dia 2, após a sessão, haverá debate com o público. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha conta, canta e conduz a plateia a outras paragens – verídicas ou fantasiosas – mas recheadas de humor, poesia e memória. O espetáculo é uma das atrações do projeto Ocupação Para Todos!, que venceu o edital para ocupar o espaço da Funarte até o mês de julho.
De 7 a 11 de maio, as atrizes Sandra Possani e Paula de Renor interpretam "Duas mulheres em preto e branco". Com texto de Ronaldo Correia, a peça mostra os caminhos e descaminhos na vida de duas amigas que, depois de certo tempo, se descobrem na situação de rivais e passam a brigar pelo mesmo homem. No espetáculo, as personagens revivem suas memórias: a faculdade que fizeram na mesma época; os anos de ditadura militar; os respectivos casamentos e carreiras profissionais. O texto aborda as experiências de uma geração que, nos anos da ditadura, enxergava a vida em “preto e branco” (ou multicolorida, se examinada a época pelas lentes da contracultura). A direção é de Moacir Chaves.
"Fim de partida", do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, fica em cartaz de 14 a 18 de maio, às 19h, e traz no elenco Adriana Seiffert, Leonardo Hinckel, Rafael Mannheimer e Silvano Monteiro. Escrita na atmosfera do pós-guerra, a peça retrata, com humor cáustico, quatro personagens: Hamm, seu criado e seus pais – todos reclusos num abrigo, sofrendo com a escassez de alimentos e remédios. No dia 16, está programado um debate após a sessão.
Em cartaz somente aos sábados e domingos, de 17 de maio a 1º de junho, "A cozinheira, o bebê e a dona do restaurante" traz a linguagem dos desenhos animados para o palco do Glauce Rocha. Em cena, a cozinheira e a dona do restaurante veem suas vidas transformadas pelo aparecimento de um bebê, deixado na porta dos fundos do restaurante. A montagem da Companhia do Gesto resgata a estética dos desenhos animados clássicos dos anos 40 a 60, baseada na ausência de diálogos, rica sonoplastia e gestual preciso.
O espetáculo "A descoberta das Américas", após curta temporada em abril, volta ao palco do Teatro Glauce Rocha para mais cinco apresentações, de 21 a 25 de maio. No dia 23, haverá também um debate com o ator Júlio Adrião. O personagem que ele interpreta conta, na peça, a outra história da descoberta da América. O texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Álvaro Núñes Cabeza de Vaca, revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI.
"Uma história de pouco amor", texto do paranaense Edson Bueno, traz à cena as experiências de dois casais, profissionais bem-sucedidos, mas emocionalmente frustrados e infelizes. A montagem, dirigida por Moacir Chaves, fica em cartaz de 29 de maio a 8 de junho. No elenco, estão Guenia Lemos, Laura Haddad, Sidy Correa e Zeca Cenovicz, além do músico Vadeco que executa a trilha sonora. Nos dias 6 e 7, também haverá debate após a sessão.
A programação traz, ainda, atividades gratuitas como a Leitura de fragmentos de peças de Plínio Marcos, Augusto Boal, Vianinha e Gianfrancesco Guarnieri, no dia 28 de maio, às 19h. Ao final, haverá debate com Cecília Boal sobre a censura no período militar. Já escolas públicas e grupos podem agendar para assistir aos espetáculos: "A história de Topetudo", que traz adaptações de contos de fadas ao público infantil; e "Lasanha e Ravioli in Casa". Os pedidos devem ser encaminhados a Priscilla Costa Carvalho através do e-mail pitcarvalho@hotmail.com
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















