Cultura
CINEfoot exibe imagens inéditas da Copa de 50
Exposição
O CINEfoot (Festival de Cinema de Futebol) dá o pontapé em sua programação de 2014 nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro. A abertura da edição especial de Copa do Mundo do festival terá a exibição do longa-metragem uruguaio "Maracaná La Película", que traz imagens inéditas do Mundial de 1950, vencido pela equipe sul-americana no mesmo estádio da final deste ano.
A sessão de abertura, que começa às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema, está com ingressos esgotados. O CINEfoot também será realizado em São Paulo, de 29 de maio a 3 de junho, e em Belo Horizonte (MG), de 30 de maio a 4 de junho, com entrada franca em todas as sessões.
O filme "Maracaná La Película", que estreou mundialmente diante de dez mil pessoas no estádio Centenário em Montevidéu, é a grande estrela do festival. A sessão contará com a presença dos diretores do filme, os uruguaios Sebastián Bednarik e Andrés Varela.
No ano em que a Copa retorna ao Brasil, o festival homenageará os 100 anos da seleção brasileira, os 60 anos da camisa canarinho e os 20 anos da conquista do tetracampeonato mundial, dentre outras celebrações. Pela primeira vez, a presença de filmes brasileiros supera o volume de filmes internacionais, tanto na mostra de longas quanto na de curtas-metragens, o que revela o aquecimento da produção nacional da cinematografia de futebol impulsionada pela realização do Mundial no País. O número de inscrições em 2014 alcançou o recorde de 132 filmes.
Turnê
Além da sua edição regular, o CINEfoot fará uma turnê pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo durante a realização do torneio, apresentando o que há de mais atraente no campo da cinematografia mundial de futebol. O festival integra a programação oficial do governo federal para a promoção do Brasil durante o Mundial num conjunto de várias outras ações culturais.
Para a mostra competitiva de longa-metragem, foram selecionados 16 filmes, sendo 12 brasileiros e quatro internacionais. Entre os nacionais estão escalados filmes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. No time internacional, aparecem representantes da Alemanha, Bulgária, França e uma coprodução Itália/ Argentina.
Integram a mostra competitiva de curta-metragem 22 filmes: 12 brasileiros e dez internacionais. O Brasil está escalado com curtas-metragens de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O scratch estrangeiro apresenta curtas da Espanha, Holanda, França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Argentina, e uma coprodução da Bélgica/ Emirados Árabes/ Iraque.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















