Cultura
Cuiabá recebe pinturas com lances de Ronaldo pela seleção
Mostra
Momentos eternizados por Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas, poderão ser apreciados por outra perspectiva no Museu da Imagem e do Som (Misc), em Cuiabá (MT). Batizada de "Fenômeno", a exposição relembra, por meio de pinturas, jogadas inesquecíveis do ex-camisa 9 da seleção brasileira.
O último tempo dos 4 x 1 do Brasil contra o Chile, nas oitavas de final da Copa da França, em 1998, o gol que o tornou o maior goleador dos Mundiais, marcado contra Gana, nas oitavas de final da Copa da Alemanha, em 2006, além de outros lances de Ronaldo com a "amarelinha" podem ser conferidos nos quadros pintados pela artista Zilda Barradas.
Admiradora do estilo realista de pintura, ela contou que, para reproduzir nas telas as jogadas da maneira mais fiel possível, assistiu a mais de 250 horas de vídeos com os lances do ex-atacante. "Por conta de questões envolvendo direitos autorais, não pude contar com fotos, o jeito foi assistir aos vídeos com os lances", explicou.
Zilda, que nas pinturas vale-se das técnicas que envolvem o óleo sobre a tela, relata ser uma grande fã de Ronaldo, considerando-o um exemplo. "Ele é um exemplo de superação, sucesso. Caiu, sofreu, mas soube se levantar e seguir adiante", frisou, lembrando das graves contusões que afastaram o ex-atacante dos gramados e da volta por cima dele na Copa de 2002, em que se sagrou artilheiro e pentacampeão mundial.
A artista revela que o "estalo" para decidir colocar nas telas as jogadas de Ronaldo veio após o golaço marcado por ele, já com a camisa do Corinthians, no primeiro jogo da final do campeonato paulista de 2009, contra o Santos. No lance, o ex-atacante recebe a bola já dando um corte desconcertante no zagueiro e, de fora da área, toca para encobrir o goleiro santista Fábio Costa, uma "pintura". "Aí decidi: não tem jeito, vou ter que pintar", relata.
O trabalho teve a primeira exposição em 2012. Agora, os fãs de Ronaldo e entusiastas poderão conferir a exposição até o dia 13 de julho. O Misc fica aberto das 8h as 18h e a entrada é gratuita.
Memórias do Futebol
O Misc também conta com a exposição de "Memórias do Futebol", que resgata um pouco dos primórdios do esporte mais popular do planeta, além dos capítulos iniciais dos times mato-grossenses. Idealizado pelo historiador e pesquisador Silvano Siqueira, as imagens históricas são apresentadas em ordem cronológica.
Ao todo, são nove quadros contendo fotos de domínio público e um painel. As imagens retratam o desempenho das seleções dos anos 80, 90 e dos times regionais Mixto, Dom Bosco e Operário, além de personalidades marcantes do futebol, como Pelé.
"Nós temos o futebol antigo, que cita os deuses, o que começou nos campinhos de terra até o futebol atual, que inclui muitos avanços. No meio disso, desponta o futebol em Mato Grosso, que já foi muito forte", ressalta Siqueira. A exposição será permanente.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















