Cultura
Editais de música da Funarte divulgam habilitados
Seleção
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou, nessa terça-feira (6), as listas de projetos habilitados e inabilitados, na etapa 1, referentes a dois editais da área da Música: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. Conforme estabelecem os editais, os interessados terão prazo de dois dias úteis, portanto, até a próxima quinta-feira (8), para interpor recursos. Os pedidos deverão ser enviados por e-mail ao endereço eletrônico classicos@funarte.gov.br.
O Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras tem por objetivo selecionar projetos de orquestras que se enquadrem nas classificações tradicionais de “orquestra sinfônica”, “orquestra de cordas” e “orquestra de câmara”, e que visem à aquisição de instrumentos musicais; aquisição de peças de reposição e materiais de consumo para instrumentos musicais; aquisição de estantes nacionais para orquestra; reparação de instrumentos musicais de sua propriedade. Serão contemplados, no mínimo, 31 projetos. Cada um receberá o valor máximo de R$ 40 mil reais (prêmio sujeito à tributação prevista na legislação em vigor).
O Prêmio Funarte de Concertos Didáticos vai selecionar projetos para a realização de concertos didáticos em escolas da rede pública por duos, trios, quartetos, quintetos ou sextetos vocais; instrumentais ou conjuntos corais, formados por músicos brasileiros ou radicados no País há no mínimo dois anos. Serão contemplados, no mínimo, 41 projetos. Cada um receberá o valor máximo de R$25 mil (prêmio também sujeito à tributação prevista na legislação em vigor).
Os prêmios visam estimular a reflexão e a experiência estética do público, além do compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão social. Os projetos deverão valorizar e fortalecer a memória e a diversidade da cultura brasileira, contemplar temas relevantes da sociedade contemporânea, as novas linguagens, a nova produção cultural brasileira, a transversalidade das artes, a educação, a democratização e a acessibilidade à cultura.
Fonte:
Fundação Nacional de Artes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















