Cultura
Lina Bo Bardi completaria 100 anos em 2014
Homenagem
Nesta segunda-feira (12), a Casa de Vidro, marco da arquitetura de São Paulo, construído pela arquiteta Lina Bo Bardi para servir como sua residência ao lado de seu marido Pietro Maria Bardi, recebeu a visita da ministra da Cultura, Marta Suplicy. A obra e todo seu interior, mesmo tendo sido construída na década de 1950, ainda são consideradas modernas para os anos atuais.
Nascida na Itália e tendo vivido por décadas no Brasil, Lina Bo Bardi, além de arquiteta reconhecida nacional e internacionalmente – é projeto dela o prédio que abriga o MASP (Museu de Artes de São Paulo) -, também atuou como designer, cenógrafa, editora, ilustradora.
Neste ano de 2014, Lina Bo Bardi completaria 100 anos se estivesse viva. O instituto prepara uma série de homenagens para lembrar a data.
A Casa de Vidro
Em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951. A casa foi construída em um terreno de 7.000 m², no bairro do Morumbi, zona Sul da cidade, e é cercada de árvores de vários tipos diferentes.
É na Casa de Vidro que hoje funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990. O acervo pessoal, reunido pelo casal ao longo de sua vida, foi doado para o Instituto com o objetivo de promover, pesquisar e divulgar os campos da arte e da arquitetura no Brasil. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do arquivo pessoal de ambos, significativos para a cultura do Brasil.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















