Cultura
Ministra participa da abertura da 14ª Feira do Livro de Ribeirão Preto
Cultura
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, prestigiou na noite de quinta-feira (15) a abertura da 14ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (Interior de São Paulo). Com mais de 600 atrações gratuitas, em 14 espaços da cidade, o evento cultural e literário segue até o próximo dia 25.
"A Feira do Livro de Ribeirão Preto está de parabéns pelo novo formato, pelo crescimento, que beneficia a todas as pessoas que gostam de literatura. A cidade vive uma turbulência cultural", destacou a ministra, que também falou sobre a importância crescente do setor livreiro e as recentes homenagens ao Brasil no exterior em feiras internacionais, lembrando os resultados de Frankfurt, Alemanha.
"Marcamos presença, na Feira de Frankfurt, ano passado, como vendedores de direitos autorais e livros. Estamos deixando de ser apenas compradores! Vendemos livros para o Canadá, Tailândia, Grécia, Rússia, Espanha e Colômbia e estamos iniciando negociações com mais países", disse a ministra.
Vale-Cultura
Durante o evento, a ministra explicou a política do Vale-Cultura e os impactos positivos que já começam a ser percebidos no mercado livreiro. Desde a regulamentação e implantação do cartão, final de 2013, até o momento, meio milhão de trabalhadores estão sendo beneficiados por empresas que se inscreveram junto ao Ministério da Cultura (MinC), para oferecer o cartão magnético de R$ 50, por mês, cumulativos, para comprar bens culturais (leia mais). Já foram consumidos cerca de R$ 2 milhões em bens culturais com uso de Vale-Cultura e 70% deste movimento foi destinado à compra de itens do setor livreiro.
Marta acompanhou o gerente do Banco Brasil Fábio Eusébio a entregar simbolicamente o cartão Vale-Cultura ao funcionário Fernando Lucheta Isaac. À ministra, Fernando afirmou que vai usar o crédito do cartão na própria Feira do Livro de Ribeirão Preto. Isso fez a ministra lembrar que, recentemente, numa outra entrega simbólica de cartão a uma trabalhadora, também perguntou em que ela usaria. "Ela disse que iria poupar para ir à Bienal do Livro em de São Paulo", contou.
Viés temático
A prefeita da cidade, Dárcy Vera, e o presidente da Fundação Feira do Livro, Edgard de Castro, receberam a ministra na chegada ao Teatro Pedro II. A prefeita destacou que este ano a Feira de Ribeirão Preto facilitará a visitação adotando uma nova divisão nos espaços. A programação adulta e os estandes para venda de livros vão se concentrar no complexo da Praça XV, que inclui o Theatro Pedro II, a Esplanada, o Centro Cultural Palace e as Bibliotecas Altino Arantes e Padre Euclides. As atividades para os jovens acontecerão, principalmente, nos Estúdios Kaiser de Cinema. Já a programação para as crianças será desenvolvida no Parque Maurilio Biagi, que também tem estandes de livros. Dentre os novos espaços que receberão atividades da feira, estão o Teatro Municipal, Teatro de Arena, sedes da OAB-Ribeirão, ACI-RP e do Cineclube Cauim.
Atrações
O ator Marco Ricca participou da cerimônia de abertura. Na programação, entre os nomes confirmados no evento, estão o filósofo, psiquiatra e escritor italiano Mauro Maldonato, os escritores Ana Maria Machado e Fernando Morais, a coreógrafa Débora Colker, o rapper, escritor e ativista MC Bill, o deputado federal Jean Willys, a jornalista Ana Paula Padrão, a escritora Marcia Tiburi, a sexóloga Laura Muller, entre outros.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















