Cultura
ONU promove debate sobre cultura e desenvolvimento sustentável
Reunião em Nova Iorque
O Ministério da Cultura (Minc) participou da reunião, nesta segunda-feira (5), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O encontro promovido pela organização internacional teve como tema 'Cultura e o Desenvolvimento Sustentável na elaboração da Agenda Pós-2015'. Na ocasião, o Minc foi representado pelo secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula, que participou do Painel de Alto Nível formado por 27 membros, do qual o Brasil é integrante.
Córdula destacou, em seu discurso, a importância das políticas brasileiras de cultura no que toca ao reconhecimento, à proteção, ao fomento, à promoção e à difusão dos mais diversos segmentos culturais. "Hoje estamos mais próximos do ano de 2015, e recordando que a cultura foi amplamente esquecida nos Objetivos do Milênio para o desenvolvimento em 2000, bem como destacando a urgência de se caminhar para novos objetivos, aplicáveis, mas coerentes com as necessidades do Planeta."
Américo Córdula defendeu que, " independente do prisma adotado para refletir sobre o tema" ele deve passar pela garantia da participação da sociedade civil na formulação e promoção de políticas culturais, particularmente através da descentralização geográfica e administrativa das referidas políticas.
Segundo ele, uma das maneiras de se garantir essa participação localizada é a cultura digital. Córdula citou o lançamento no Brasil, há duas semanas, na abertura do NET Mundial, do Marco Civil da Internet. "Um marco para a governança online que atende aos anseios da sociedade, uma Constituição Digital, cujo texto foi desenvolvido coletivamente por meio de uma plataforma colaborativa criada pelo Ministério da Cultura", informou.
Ele defendeu o aproveitamento dessas mudanças nos processos pedagógicos relacionados à consciência sustentável e destacou que "a educação das crianças e jovens deve contemplar além da valorização da cultura local e dos desafios para a sua preservação, a possibilidade de conhecer a cultura de outros povos e se reconhecer nelas, criando assim uma consciência global de sustentabilidade".
Programação
A abertura da reunião sobre Cultura e o Desenvolvimento Sustentável na elaboração da Agenda Pós-2015 contou com a participação de Mohamed Khaled Khiari, presidente em exercício da Assembleia Geral da ONU, Jan Eliasson, vice-secretário-Geral da ONU, Irina Bokova, diretora-Geral da Unesco e Taleb Rifai, secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo.
O evento teve, além da abertura, apresentação de segmento de alto nível pela manhã, seguido de um painel de discussão multilateral e interativo e de uma breve sessão de encerramento pela tarde.
Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM)
Na Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, realizada em setembro de 2010, ficou estabelecido que os Estados-membros da ONU iniciariam passos para adiantar a agenda de desenvolvimento para além de 2015. Os Estados-membros estão agora conduzindo um processo de consultas abertas e inclusivas sobre a agenda pós-2015.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estabeleceu uma Equipe de Trabalho do Sistema ONU para coordenar os preparativos para além de 2015. Em julho de 2012, Ban anunciou os 27 membros de um Painel de Alto Nível para aconselhar sobre a estrutura do desenvolvimento global pós-2015..
Os trabalhos do Painel de Alto Nível vão tentar delinear e se tornar uma única estrutura de desenvolvimento com a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável como núcleo.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















