Cultura
Pacientes de Curitiba expõem, em NY, projeto sobre “Pequeno Príncipe”
Literatura
O projeto cultural "Criando Laços" apresenta, nos dias 21 a 26 de maio, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), uma seleção de desenhos, pinturas e colagens elaboradas por crianças e adolescentes pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). As obras têm como inspiração o livro de Antoine de Saint-Exupéry, o "Pequeno Príncipe", que completou 70 anos de lançamento em 2013.
A exposição reunirá parte dos 500 trabalhos produzidos durante as oficinas realizadas nos últimos seis meses no hospital, que envolveram em torno de 1000 pessoas, entre crianças e adultos. As atividades do programa têm como objetivo incentivar o gosto pela literatura e artes plásticas e aliviar a dor dos pacientes do hospital que tem o mesmo nome do clássico francês.
Além da exposição no exterior, haverá no próprio hospital, em local conhecido como Praça do Bibinha, uma mostra de fotos das obras expostas na ONU, pelo período de 15 dias. Ainda sob a inspiração do livro, a fachada da emergência do hospital recebeu a pintura de um painel, produzido por André Mendes, com as imagens de alguns dos personagens da história.
Um catálogo com as obras das crianças e os depoimentos dos participantes estará disponível em versão bilíngue nas duas exposições. A ação foi viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e teve patrocínio de empresas privadas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















