Cultura
Projeto Curta Histórias divulga vencedores
Educação
Premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o País, o Curta Histórias anunciou, nesta semana, os premiados de sua segunda edição que tem como tema Personalidades Negras. "O Almirante Negro" (Araxá, MG), "A educação é a arma mais poderosa" (Afogados da Ingazeira, PE), "Carolina Maria de Jesus" (Belo Horizonte) e "João Candido" (Campo Bom, RS) foram os selecionados pela comissão julgadora final. Escolhidos entre 646 inscritos, os vídeos vencedores do Prêmio Curta Histórias estão disponíveis na página do concurso.
O prêmio foi promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Vale, a Fundação Telefônica, a Unesco e a Fundação Palmares. Com as categorias Ensino Médio, Jovens e Adultos, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Fundamental Anos Finais, o prêmio tem como objetivo valorizar a educação para as relações étnico-raciais. Outra proposta da iniciativa é incentivar novos talentos, além de promover o estímulo ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo.
Cada categoria teve dois vencedores, escolhidos pela comissão julgadora final e pelo júri popular. Os resultados valorizam a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica.
Premiação
A premiação dos vídeos vencedores acontecerá na quarta-feira (28), em Brasília (DF). Os alunos e professores ganharão uma oficina de formação em cinema, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio, também em Brasília. Cada aluno receberá um smartphone e seus professores um smartphone e uma câmera fotográfica semiprofissional cada um. Cada escola também será premiada com kit composto por uma cinemateca, um data show, um aparelho e DVD e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















