Cultura
Projeto protege patrimônio cultural indígena na Amazônia
Bens culturais
Será realizada, nesta segunda-feira (19), a entrega dos produtos da primeira etapa do Projeto MAPEO - Criando Condições para Iniciativa de registro binacional (Brasil-Colômbia) da rota de transformação dos povos indígenas do Noroeste Amazônico. O evento é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem o objetivo de proteger os povos indígenas do Noroeste Amazônica, na fronteira Brasil- Colômbia. A entrada é franca.
A Iniciativa Binacional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Noroeste Amazônico: Cartografia dos Sítios Sagrados celebra o encontro dos povos indígenas do Rio Negro situados na fronteira do Brasil e da Colômbia. A experiência revelou expectativas e recomposição de fragmentos de memórias que constroem propostas importantes de preservação e proteção dos patrimônios cultural e natural da região do noroeste amazônico.
As ações para resguardar o Patrimônio Cultural Imaterial do Noroeste Amazônico, na fronteira entre Brasil e Colômbia, são resultados de esforços articulados entre ambos os países. O trabalho é desenvolvido por instituições governamentais, não governamentais e organizações próprias aos povos indígenas da região.
O estudo visa a ampliação e o fortalecimento das ações de salvaguarda dos patrimônios cultural e natural como elementos fundamentais na gestão territorial das terras indígenas demarcadas.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















