Cultura
Cineteatro Glória de Cachoeira (BA) será reinaugurado
Recuperação
A comunidade do município de Cachoeira (BA) receberá o Cineteatro Glória totalmente restaurado, no próximo dia 18 de junho. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Cachoeira assinaram, na última sexta-feira (6), o termo de cessão de uso gratuito, pelo prazo de dez anos, mas qualquer mudança no imóvel dependerá da aprovação do Iphan. O imóvel, bem como os bens móveis e equipamentos, foram tombados em 30 de novembro de 1937.
A restauração do cineteatro permitirá o seu funcionamento e abertura à comunidade da cidade e região. O prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias, mobiliário em geral e camarins. O Iphan adquiriu um aparato moderno para a exibição de filmes; equipamentos de iluminação cênica, cenotecnia, sonorização e projeção.
Com a obra realizada pelo Programa Monumenta/Iphan, o Cineteatro Glória está pronto para atender a eventos culturais. Para otimizar o uso dos espaços, visando promover a auto sustentabilidade do monumento, Iphan e Prefeitura de Cachoeira vão examinar a implantação das atividades culturais.
Desativado por mais de 20 anos
O Cine-Teatro Cachoeirano, anteriormente chamado como Cineteatro Glória, que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Iphan, está desativado há mais de 20 anos. O prédio foi comprado em 2009 pelo instituto em estado precário de conservação.
O prédio foi construído em 1922 na Praça Teixeira de Freitas, por Cândido Massena Vaccarezza, intendente de Cachoeira na época. O Cineteatro Glória foi inspirado no clássico filme italiano “Cinema Paradiso” e um dos primeiros cinemas do País e do interior da Bahia.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















