Cultura
Exposição apresenta histórias e objetos do futebol brasileiro
Acervo
A exposição “Brasil: um País, um mundo”, aberta no último domingo (1), em Manaus (AM), faz um resgate valiosíssimo com peças e histórias em um exclusivo acervo do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos e instalações interativas.
Logo na entrada, é possível conhecer cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, com vídeos das capitais que contam um pouco das belezas, naturais, tradições culturais e do urbanismo de cada uma delas. Manaus é apresentada como uma cidade onde a natureza exuberante se contrasta com a economia pujante revigorada pelo Polo industrial e pelo comércio. Uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais tem renda gerada para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.
Algumas relíquias históricas também estão expostas, como uma camisa usada por Cafu, campeão mundial em 1994 e 2002; uma camisa do Santos usada por Pelé; e chuteiras de mais de 50 anos. É possível interagir com os objetos e sentir, por exemplo, a textura do couro na chuteira usada naquela época, pesada e dura. A evolução tecnológica das chuteiras também está exposta em fotos e infográficos, ao longo da exposição. "Peças raras e exclusivas ilustram não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento", diz o jornalista e curador da exposição, Ricardo Corrêa.
Viagem pelo Brasil
A exposição começou em dezembro do ano passado, em Brasília (DF), depois passou por Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT) e, até julho, vai ter passado por todas as cidades-sede da Copa. A mostra faz parte da Programação Oficial do governo federal da Copa e tem um acervo com verdadeiras relíquias. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o País", diz a diretora da Footwise, idealizadora da exposição, Ana Gonçalves.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















