Você está aqui: Página Inicial > Cultura > 2014 > 06 > Projeto exibe filmes nacionais para estrangeiros

Cultura

Projeto exibe filmes nacionais para estrangeiros

Programação

Exibição vai de 19 de junho a 6 de julho e pode ser conferida na Cinemateca Brasileira, em São Paulo
por Portal Brasil publicado: 16/06/2014 15h37 última modificação: 30/07/2014 01h41

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em comemoração aos jogos mundiais de 2014, exibe, de 19 de junho a 6 de julho, uma seleção de filmes nacionais em versões legendadas.

A mostra privilegiou a diversidade do cinema brasileiro de diferentes épocas e estilos como "Limite", obra-prima de Mário Peixoto; "Garrincha, Alegria do povo", documentário de Joaquim Pedro de Andrade; "Anjo Loiro", de Alfredo Sternheim; os road movies "Bye Bye Brasil", de Carlos Diegues e, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes.

A mostra ainda inclui "Eles Não Usam Black-Tie", de Leon Hirszman;"Tudo Bem", de Arnaldo Jabor; "Carlota Joaquina, A Princesa do Brasil", de Carla Camurati; e o recente "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, sucesso de público e crítica, vencedor do Prêmio Fipresci no Festival de Berlim.

"Nosso recorte foi apresentar a diversidade do cinema brasileiro, passando por vários momentos históricos, como "Carlota Joaquina", "Bye Bye Brasil" ou "Hoje eu quero Voltar Sozinho". Mas, com clássicos como o "Limite", de Mário Peixoto," afirma Sérgio Silva, curador da mostra. A entrada é gratuita.

Cinemateca Brasileira

Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207, próximo ao metrô Vila Mariana.

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

Programação

QUINTA 19/06

SALA CINEMATECA BNDES

19h GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO

SEXTA 20/06
SALA CINEMATECA BNDES

19h LIMITE

SÁBADO 21/06

SALA CINEMATECA BNDES

18h HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

20h ELES NÃO USAM BLACK-TIE

DOMINGO 22/06

SALA CINEMATECA BNDES

17h CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS

QUINTA 26/06

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h CARLOTA JOAQUINA, A PRINCESA DO BRAZIL

SEXTA 27/06

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h BYE BYE BRASIL

SÁBADO 28/06
SALA CINEMATECA BNDES

18h LIMITE

20h GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO

DOMINGO 29/06

SALA CINEMATECA BNDES

17h TUDO BEM

19h ANJO LOIRO

SÁBADO 05/07

SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h BYE BYE BRASIL

20h CARLOTA JOAQUINA, A PRINCESA DO BRAZIL

DOMINGO 06/07

SALA CINEMATECA BNDES

17h HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Anjo loiro

Direção: Alfredo Sternheim

São Paulo, 1973, 35mm, cor, 103' | Legendas em inglês

Elenco: Mario Benvenutti, Vera Fischer, Celia Helena, Ewerton de Castro

Professor apaixona-se pela jovem namorada de seu melhor aluno. Mas as repetidas infidelidades da moça o levam ao desespero. Lançado no auge do cinema marginal, e em meio à consolidação de uma produção regular da Boca, Anjo loiroobteve boa repercussão de público até ser interditado pela censura. Estrelado por Vera Fischer, é inspirado no clássico de Joseph von Sternberg, O anjo azul, adaptado de um romance do escritor Heinrich Mann.

Não indicado para menores de 16 anos

Bye bye Brasil

Direção: Carlos Diegues

Rio de Janeiro, 1979, 35mm, cor, 110' | Legendas em inglês

Elenco: José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr., Zaira Zambelli

A bordo da Caravana Rolidei, uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo Nordeste do Brasil apresentando espetáculos para camponeses, cortadores de cana, índios, etc. Enquanto passam pelos mais diferentes lugares e paisagens – do sertão nordestino à Rodovia Transamazônica – vivendo diversas aventuras, também procuram fugir da concorrência da televisão.Bye bye Brasil é uma reflexão sobre as transformações culturais do país durante os anos de ditadura militar. Fotografia de Lauro Escorel.

Não indicado para menores de 16 anos

Carlota Joaquina – A Princesa do Brazil

Direção: Carla Camurati
Rio de Janeiro, 1994, 35mm, cor, 100' | Legendas em inglês

Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Ludmila Dayer, Beth Goulart, Antônio Abujamra, Vera Holtz

Um painel da vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que se casou com o príncipe de Portugal, D. João VI, e veio – muito a contragosto – com a corte portuguesa para o Brasil. Aqui, Carlota se envolveu em muitas aventuras e romances, em paralelo às atividades de D. João, o monarca fugitivo que criou as bases do Brasil moderno. Primeiro grande sucesso da retomada do cinema brasileiro, Carlota Joaquina – A Princesa do Brazil levou um milhão e meio de espectadores aos cinemas.

Classificação indicativa: 12 anos

Cinema, aspirinas e urubus

Direção: Marcelo Gomes

Pernambuco, 2005, 35mm, cor, 99' | Legendas em inglês

Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Mano Fialho

Em 1942, no sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos, surge entre eles uma forte amizade.

Classificação indicativa: 14 anos

Eles não usam black-tie

Direção: Leon Hirszman

Rio de Janeiro, 1981, 35mm, cor, 120' | Legendas em inglês

Elenco: Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Lélia Abramo, Milton Gonçalves.

Durante uma greve numa empresa, operário se divide entre os piquetes e a relação com a namorada grávida. Para não perder o emprego, ele decide furar a greve, liderada por seu pai e inicia um conflito familiar que se estende às assembleias. O filme debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza.

Classificação indicativa: Livre

Garrincha, alegria do povo

Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Rio de Janeiro, 1962, 35mm, pb, 61' | Exibição em HDCam | Legendas em inglês

Documentário sobre a trajetória do grande astro do futebol brasileiro, Mané Garrincha. A partir de depoimentos e cenas dos dribles e gols do jogador, o filme retrata a paixão ardorosa do povo pelo futebol, visto não como um esporte inocente, mas como uma catarse, onde o torcedor esvai aos berros seus anseios e frustrações acumulados durante a semana. Também denuncia as mazelas dos contratos com os times, que subjugavam o atleta ao clube.

Classificação indicativa: Livre

Hoje eu quero voltar sozinho

Direção: Daniel Ribeiro

São Paulo, 2014, digital>35mm, 96' | Legendas em inglês

Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. Vencedor do Teddy Bear e do Prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim, e Prêmio do público no Guadalajara Mexican Film Festival e Torino International Gay & Lesbian Film Festival.

Classificação indicativa: 12 anos

Limite

Direção: Mário Peixoto

Rio de Janeiro, 1931, 35mm, 120 min | Intertítulos legendados em inglês

Elenco: Carmen Santos, Raul Schnoor, Brutus Pedreira, Mário Peixoto e Edgar Brazil

Em um pequeno barco a deriva, um homem e duas mulheres contam histórias de uma vida marcada por desventuras, tristezas, angústias e monotonia. As imagens e as histórias ensaiam uma fuga metafórica, que justifica o conformismo dos personagens diante da degradação humana. Grande clássico do cinema brasileiro. Fotografia de Edgar Brasil.

Classificação indicativa: Livre

Tudo bem

Direção: Arnaldo Jabor

Rio de Janeiro, 1978, 35mm, cor, 110' | Legendas em inglês

Elenco: Paulo César Peréio, Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, José Dumont

Uma típica família da burguesia carioca decide reformar o velho apartamento onde mora para o noivado da filha. Em meio às obras, parentes e trabalhadores vão revelando suas particularidades. O "patriarca" tem três alter-egos que o ajudam a escrever cartas para um editor de jornal falando sobre a realidade brasileira; sua esposa sofre pela impotência sexual do marido; a filha do casal namora um executivo norte-americano; o filho trabalha como relações-públicas de uma grande multinacional; a cozinheira apresenta problemas psicológicos e, finalmente, a arrumadeira, prostitui-se nas horas vagas para aumentar a renda. Durante a reforma, a família padece de toda a sorte de ocorrências, desde as intrínsecas à obra até fatos como o alojamento, na sala em reforma, de uma família inteira de um dos pedreiros que não tem onde se abrigar.

Classificação indicativa: 16 anos

Fonte:

Ministério da Cultura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Caravana da Cultura chega a São Luís
Iniciativa busca estreitar as relações e conhecer artistas, gestores e produtores de cultura de todo o Brasil
Acordo cria pontos de cultura em São Luís
Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Luís assinam convênio que irá aplicar R$ 2 milhões para a execução de projetos culturais no Maranhão
PAC Cidades Históricas entrega obras no Pará
Foram entregues as obras de restauração e revitalização do Mercado de Peixe do Ver-o-Peso, em Belém
Iniciativa busca estreitar as relações e conhecer artistas, gestores e produtores de cultura de todo o Brasil
Caravana da Cultura chega a São Luís
Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Luís assinam convênio que irá aplicar R$ 2 milhões para a execução de projetos culturais no Maranhão
Acordo cria pontos de cultura em São Luís
Foram entregues as obras de restauração e revitalização do Mercado de Peixe do Ver-o-Peso, em Belém
PAC Cidades Históricas entrega obras no Pará

Últimas imagens

Voltadas principalmente para jovens, as aulas têm início a partir de abril
Voltadas principalmente para jovens, as aulas têm início a partir de abril
Divulgação/EBC
Além das peças, a mostra também conta com diversas fotografias que ilustram o dia a dia das sociedades indígenas
Além das peças, a mostra também conta com diversas fotografias que ilustram o dia a dia das sociedades indígenas
Divulgação/Ibram
Prédio da Caixa Cultural Recife ganhará iluminação lilás em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Prédio da Caixa Cultural Recife ganhará iluminação lilás em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Divulgação/Caixa Econômica
Rádio Nacional revive os 100 anos do samba em programas diários, até dezembro
Rádio Nacional revive os 100 anos do samba em programas diários, até dezembro
Divulgação/EBC
Linha disponibiliza R$ 60 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual
Linha disponibiliza R$ 60 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual
Divulgação/Ministério da Cultura

Governo digital