Cultura
Projeto vai digitalizar 497 salas de cinema no País
Modernização
Uma portaria publicada no Diário Oficial da União credenciou no Recine - Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica um projeto da empresa Quanta DGT que vai possibilitar a digitalização de 144 complexos e um total de 497 salas de cinema em todas as cinco Regiões do País. A notícia representa um grande impulso no processo de digitalização do parque exibidor brasileiro. O número de salas beneficiadas representa pouco mais de 18% do total de cinemas do País.
O projeto foi enquadrado na categoria Aquisição de Equipamentos Audiovisuais para Locação e Instalação em Salas de Exibição Cinematográfica. Com o credenciamento, a Quanta vai poder usufruir da desoneração dos tributos proporcionada pelo Recine para a compra de equipamentos como projetores, processadores de áudio e servidores de conteúdo para locação em complexos de exibição de 72 pequenos e médios exibidores.
No momento, encontra-se em fase de análise pela Agência N acional do Cinema (Ancine) outro projeto da Quanta que possibilitará, quando aprovado, a digitalização de mais salas de outras empresas exibidoras.
O Recine é um regime especial de tributação que integra o Programa Cinema Perto de Você, voltado à expansão e modernização do parque exibidor brasileiro, com ênfase na digitalização das salas. O Recine determina que as operações de aquisição no mercado interno ou de importação voltadas à implantação ou a modernização de salas de cinema serão desoneradas de todos os tributos federais incidentes – Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Contribuição para o PIS/PASEP, COFINS, PIS-Importação e COFINS-Importação.
O Programa Cinema Perto de Você foi criado para ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em nosso País. É um plano de ação governamental destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição no Brasil. O programa compreende linhas de crédito e investimento para a implantação de complexos de exibição, medidas tributárias de estímulo à descentralização e expansão do parque exibidor e o Projeto Cinema da Cidade.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















