Cultura
Belo Horizonte recebe exposição que interage com público
Inovação
A "Agência Humble – Capitalizando Segredos" é uma exposição-performance que busca a participação do público de maneira imersiva e interativa. Idealizada em 2012, com a parceria e a colaboração entre a companhia anglo-brasileira ZU-UK e os videoartistas brasileiros Eder Santos, Henrique Roscoe e Fabiano Fonseca, busca interrogar o significado de ser brasileiro. A mostra estará aberta até 15 de julho, das 13h às 17h, na Funarte de Minas Gerais e tem entrada gratuita.
Os visitantes são divididos em grupos pequenos de apenas cinco pessoas e são conduzidos pelos atores e performers, chamados artistas-anfitriões, por três instalações, o Taxi do Carnaval, o Morro da Filosofia e a Cabine Intimatron. Os artistas-anfitriões atuam também como facilitadores das discussões, instigando os visitantes a compartilharem suas ideias, segredos e opiniões, mesmo entre estranhos. Portanto, cada visita traz uma experiência customizada e única, onde a fruição do objeto artístico é delineada pela sua história pessoal e visão de mundo e também pela interação com os artistas e demais visitantes.
A metodologia, conhecida como dramaturgia da participação, foi desenvolvida pelos diretores artísticos da companhia ZU-UK, Persis Jade Maravala e Jorge Lopes Ramos durante residências artísticas intensivas conhecidas como DRIFT International. O projeto já possui mais de quinze edições em países como Austrália, Reino Unido, Alemanha, França, Noruega, Espanha, Itália e outros.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















