Cultura
Companhias de teatro brasileiras se apresentam na Europa
Intercâmbio
O Brasil será representado em dois festivais importantes da Europa. pelas companhias: A Mundana Companhia, de São Paulo, com "O Duelo"; a Cia do Meu Tio, da Bahia, com "O Sapato do Meu Tio" e a Armazém Cia de Teatro, do Rio de Janeiro, com "O dia em que Sam morreu".
Os dois festivais contaram com o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Estrangeiras e do Festival Cena Brasil Internacional. O Festival Cena Brasil Internacional promove o intercâmbio entre artistas nacionais e estrangeiros, além de proporcionar ao público a oportunidade de conhecer trabalhos inéditos. Os três grupos participaram, anteriormente, de um projeto de residência artística, no Rio de Janeiro.
O apoio aos grupos faz parte de um novo posicionamento estratégico do Ministério da Cultura para divulgar a cultura brasileira no exterior. A partir do ano que vem, o ministério deverá estender seu apoio a outros festivais internacionais.
Edimburgo
A cidade de Edimburgo, na Escócia, durante esse período, transforma-se num palco internacional de dança, teatro e artes plásticas, atraindo artistas e público de todo o mundo. Considerado uma das melhores vitrines da Europa, o festival promove uma das mais efervescentes e impactantes mostras da atualidade.
Além dos três grupos, a Cia dos Atores, do Rio de Janeiro, também se apresenta na cidade.
Avignon
A exemplo do festival de Edimburgo, o de Avignon é uma importante vitrine das artes cênicas e atrai público de várias partes do mundo. A cidade foi residência dos papas da Igreja Católica, no século XIII. Dentro de suas muralhas, acontece o festival que leva o seu nome. Nesse cenário também se apresentam a companhia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre, com o espetáculo "A Tecelã"; e Gustavo Rodrigues, do Rio de Janeiro, com "Billdog".
A parceria entre os Festivais de Avignon e o Cena Brasil Internacional proporcionou a presença de nomes da nova dramaturgia brasileira em solo francês. No Avignon In, programação oficial do evento, se apresentou "Dizer que não pensamos em línguas que não falamos", da Cia paulistana Teatro da Vertigem, de Antonio Araújo, com texto do escritor Bernardo Carvalho. Os demais grupos se apresentaram no Avignon Off, o circuito paralelo do Festival.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















