Cultura
Cultura e filosofia indianas ganham admiradores no Brasil
Intercâmbio
A civilização indiana possui mais de cinco mil anos de idade. Durante este longo período, ela produziu uma cultura bastante original, avançada e diversificada, ganhando muitos admiradores em todo o mundo, inclusive no Brasil. As primeiras influências em terras brasileiras estão associadas à espiritualidade, filosofia e religião.
Apesar da diversidade cultural entre regiões da Índia, tanto sociais quando e linguísticas, sempre existiu uma unidade básica na cultura nacional. Além disso, o país manteve uma continuidade desde os tempos védicos até os dias de hoje, apesar das incontáveis guerras que assolaram a nação, invasões estrangeiras e dois séculos de dominação britânica. Tudo isso se mantém graças às suas profundas raízes espirituais.
Por isso, a cultura indiana é tão rica. Identidades folclóricas e celebrações da Índia podem ser facilmente associadas à natureza alegre e colorida de festividades como das danças e desfiles do Norte e Nordeste do Brasil.
Dança e música
A primeira arte clássica a vir para o Brasil foi a dança Bharatanatyam, seguida de Odissi, Kathak e Kuchipudi. Não apenas seu caráter distinto, mas também o exotismo de suas vestimentas, os sinos dos tornozelos e adornos de cabeça, maquiagem impactantes e posturas geométricas são imensamente chamativas aos olhos brasileiros.
Na música clássica, o Brasil já possui uma parcela daqueles que aprenderam a sítara, a tabla e outros instrumentos; e vão além de tocar algumas das ragas e ritmos originais, criando fusões em conjunção com artistas brasileiros. Existem várias organizações que dão aula de yoga em todo o Brasil. Ramakrishna Mission, ISKCON, Satya Sai Baba, Maharishi Maharshi Yogi, Bhakti Vedanta Foundation e outros gurus espirituais têm filiais no País.
TV e gastronomia
A culinária indiana utiliza no preparo dos pratos uma variedade de especiarias, que dá sabores e aromas sofisticados à comida do cotidiano, e o brasileiro adotou tais condimentos. O açafrão (keshar), alho (lahsun) e o cravo da Índia (loung), são exemplos de especiarias muito usadas pelos indianos.
Mas foi em 2009 que a cultura indiana pôde ser percebida mais nitidamente no Brasil. Muito por conta da novela "Caminho das Índias", que influenciou nas roupas, maquiagens e dança. Difícil encontrar uma mulher que não se interessou pelas bijuterias mostradas na telinha.
Cinema
O cinema indiano também é bastante popular entre os brasileiros. As semanas de Filmes Indianos organizadas pela Embaixada e pelo Consulado têm sempre sido bem recebidas. Foram organizadas semanas de filmes indianos no segundo semestre de 2013 para celebrar o “Centenário do Cinema Indiano” em diversas cidades brasileiras.
Alguns filmes foram lançados comercialmente no Brasil, como Road Side Romeo, uma animação, e Fanaa de Yash Raj Productions. A brasileira Giselli Monteiro teve a oportunidade de atuar no filme indiano “Love Aaj Kal”, encorajando mais e mais brasileiras a tentarem trazer seu talento para Bollywood.
Educação indiana no Brasil e a cultura de paz
Mahatma Gandhi é altamente admirado no Brasil e o governo e ONGs têm tentado circular a filosofia de não-violência entre alunos, jovens e, até mesmo, dentro da polícia. É possível encontrar estátuas de Gandhi no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Londrina (PR). Exemplo disso é uma escola localizada em uma comunidade de Franco Rocha, um dos lugares mais violentos de São Paulo, que adotou a cultura indiana como método de educação. Lá, as crianças se vestem com saris, fazem meditação, não comem carne e seguem os preceitos do movimento Hare Krishna.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















