Cultura
Encontro sobre cultura afro-brasileira chega a Recife (PE)
Evento
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) recebe, na próxima segunda-feira (7), o evento 'Brasil-Madagascar: Quando as raízes se encontram', em Recife, Pernambuco. O encontro, que mostrará o trabalho da ONG Malgaxe Bel Avenir, tem como objetivo o intercâmbio na área de estudos e difusão da cultura afro-brasileira, atendendo a sua missão e compromisso com a divulgação de eventos culturais e educativos.
Todas as atividades do encontro são gratuitas e abertas ao público em geral. O evento se inicia às 19 horas com a apresentação do grupo de percussão Bloco Malagasy, composto por 10 mulheres jovens de 17 à 25 anos, formadas em arte e música pela ONG. A apresentação com duração de uma hora acontecerá na sala de cinema da Fundação.
Às 20 horas, o diretor da ONG, José Luis Guirao e a diretora do Bloco Malagasy, Toky Florette, participarão da mesa: 'Manifestações da Cultura Afro-Brasileira e Projetos Educativos: Uma Experiência em Madagascar', na sala Aloisio Magalhães, na sede da Fundação.
Histórico
A ONG Malgaxe Bel Avenir, de desenvolvimento sustentável, tem realizado obras no sul de Madagascar desde 2003. O projeto visa promover o contato de duas culturas cujas origens profundas se cruzam e se valorizam mutualmente.
A turnê permitirá aos artistas do Bloco Malagasy irem ao encontro das origens da música que elas praticam e também aos jovens brasileiros e afro-brasileiros de entrarem em contato direto com uma cultura que é também sua.
A missão da ONG é de contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas marginalizadas no sul do País, particularmente das crianças, mas igualmente a do meio familiar, visando na educação como motor de desenvolvimento durável.
No Brasil, a ONG se apresenta em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo a capital pernambucana a primeira a receber a turnê.
Serviço:
Evento: 'Brasil-Madagascar: Quando as raízes se encontram'
Local:Rua Henrique Dias, 609. Derby - Recife - PE.
Data: 7 de julho a partir das 19 horas
Informações: artes@fundaj.gov.br
Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















