Cultura
Mostra na Cinemateca Brasileira é dedicada à fantasia
São Paulo
"A imaginação ao poder!", dizia uma palavra de ordem dos estudantes nas ruas de Paris, em maio de 68. E é com esse mote que foi criada a mostra da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que vai até o dia 10 de agosto.
Desde o princípio, o cinema esteve povoado de diretores que se dedicaram à fantasia e ao cinema fantástico. Essa mostra percorre esses dois polos. O curador, Sérgio Silva, escolheu filmes pouco vistos no cinema como Bocage – O Triunfo do Amor, de Djalma Limonge Batista, uma biografia do poeta português Manuel Maria Du Bocage; ou o clássico Sinfonia Amazônica, de Anelio Latini, a primeira animação de longa-metragem brasileira.
Outros destaques são os delírios de Buñuel e do pintor surrealista espanhol Salvador Dali no clássico O cão andaluz. De Almodóvar, A lei do desejo (um de seus filmes mais importantes), e o erotismo misturado à ficção científica em "Elas só transam no disco", de Ary Fernandes.
Os irmãos Cohen resgatam o cinema de Frank Capra, na fábula de Na roda da fortuna e um grupo de mestres do cinema americano da década de 1980 (Joe Dante, John Landis, George Miller e Steven Spielberg) refaz episódios da série de TV Além da Imaginação, em No limite da realidade.
A fantasia surge também nas imagens de Sônia Braga em O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, e em Roma, um dos grandes filmes de Federico Fellini. O cineasta italiano também é objeto de estudo no documentário Fellini - eu sou um grande mentiroso, de Damian Pettigrew.
Os desenhos animados estão presentes na programação: o francês A profecia dos sapos, de Jacques-Rémy Girerd e Mundo proibido, divertida experiência que mistura animação e live-action de Ralph Bakshi. Finalizando a seleção, temos o mítico romantismo de O morro dos ventos uivantes, adaptação de William Wyler do célebre romance de Emily Brontë.
Programação
Quinta-feira (31)
Sala BNDES
18h - O beijo da mulher aranha
20h - No limite da realidade
Sexta-feira (1°)
Sala BNDES
19h - Elas só transam no disco
Sábado (2)
Sala BNDES
18h - Mundo proibido
Domingo (3)
Sala BNDES
17h - O morro dos ventos uivantes
19h - Fellini - eu sou um grande mentiroso
Quinta-feira (7)
Sala BNDES
18h - Mundo proibido
20h - Na roda da fortuna
Sexta-feira (8)
Sala BNDES
18h - Roma
20h30 - Bocage - o triunfo do amor
Sábado (9)
Sala BNDES
18h - O beijo da mulher aranha
Domingo (10)
Sala BNDES
17h - Sinfonia Amazônica
19h - Um cão anadaluz / A lei do desejo
Sala Petrobras
18h - No limite da realidade
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















