Cultura
Rio fará parte da Rede Incubadoras Brasil Criativo
Desenvolvimento
O projeto Incubadora Rio Criativo, que oferece apoio às empresas na capital carioca desde 2009, passará a fazer parte, oficialmente, da Rede Incubadoras Brasil Criativo, que conta com 13 centros de estímulo e desenvolvimento das indústrias criativas no País.
A nova Rio Criativo será inaugurada nesta quinta-feira (3), e contará com a presença da ministra da cultura, Marta Suplicy, da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes e do secretário da economia criativa do MinC, Marcos André Carvalho. O evento será realizado às 15h, no Liceu de Artes e Ofício, escola profissionalizante de grande tradição e sede da Incubadora Rio Criativo, no Rio de Janeiro.
O liceu foi fundado em 1856, para difundir o ensino das belas-artes aplicadas aos ofícios e à indústria. Passaram por lá grandes artistas e nomes da política e da cultura brasileira, como os pintores Eliseu Visconti e Vitor Meireles, a artista plástica Djanira, o sambista Cartola, os ex-presidentes da República Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca, entre outros.
O local também abrigará o maior stencil do mundo, com 40 metros de altura, na fachada lateral do prédio. O mural, desenhado pelo artista Izolag, começou há vários meses e é considerado sem precedentes na história da gravura pelo grau de complexidade e os detalhes do projeto. Até agora, o projeto já consumiu mais de 300 fitas adesivas e 400 kg de acetato e papel.
História
O projeto Incubadora Rio Criativo começou há cinco anos, com iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (SEC/RJ) e com parceria do Instituo Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Desde então, foram implementadas as primeiras incubadoras públicas de empreendimentos criativos no país. Os Núcleos de Incubação e Conhecimento contam, atualmente, com duas unidades, a Incubadora Rio Criativo - Centro, localizada na capital, e Incubadora Rio Criativo - Baixada, localizada em São João do Meriti, na Baixada Fluminense.
O primeiro edital de seleção de incubadas foi lançado pela SEC/RJ em 2010 com o objetivo de atrair empreendimentos nos campos da economia criativa para receber acompanhamento ao longo de 18 meses consecutivos. O edital mobilizou quase três mil candidatos para capacitações gratuitas e registrou, ao longo de 2011, 131 planos de negócios submetidos à avaliação, como parte do processo seletivo.
Atualmente, o Projeto Incubadora Rio Criativo conta com 17 empreendimentos sob incubação: treze na Capital, um na Baixada Fluminense e três à distância. As ações de capacitação em gestão cultural implementadas pela SEC já atenderam mais de doze empreendedores nos 92 municípios do estado.
Lá os interessados contam com cursos, consultorias e eventos de sensibilização, que visam a disseminação da cultura empreendedora e a qualificação em planejamento e gestão para os empreendimentos criativos e iniciativas culturais no estado. O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios e de inovação para o setor.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















