Cultura
Sai resultado final do concurso de ensaios literários sobre imigração na Ibero-América
Literatura
O Programa Iber-Rutas divulga o resultado final do concurso de ensaios literários "La Imigración Iberoamericana. Uma Mirada desde los Ojos de los Migrantes". A seleção foi realizada no dia 25 de junho e voltada a projetos literários que tratam sobre o tema da imigração na região. Foram concedidos prêmios de U$ 1.500, U$ 1.000 e U$ 500 para os três primeiros classificados e distribuídas sete menções honrosas.
O primeiro lugar ficou com o ensaio "Argentinismos de ultramar. Puerta de entrada para la reconstrucción de una identidad intercultural", de Julieta Caruso (Argentina); o segundo classificado foi o trabalho "Migrante somos todos", de Mariel Fatecha Montie (Argentina) e o terceiro selecionado foi "Los de adentro y los de afuera. La migración y las fronteras de los derechos", de Ilse Chango Morales (Costa Rica).
Todos os dez ensaios selecionados serão publicados pelo Programa Iber-Rutas. Concorreram 26 projetos de candidatos residentes em países da Ibero América, entre eles o Brasil. O programa é uma ação da Organização dos Estados Americanos (OEI) e visa à promoção da diversidade cultural dos países membros e à proteção do direito dos imigrantes a partir de uma perspectiva intercultural.
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) foi uma das instituições apoiadoras do concurso, pois representa o Brasil no Programa Iber-Rutas. Trata-se de um programa de cooperação internacional que reúne dez países Ibero-americanos em torno da temática da migração, fomenta a pesquisa, formação e difusão de informações sobre os processos migratórios na Ibero-América, com uma abordagem intercultural e tendo como objetivo fortalecer rotas de direitos, tolerância e interculturalidade na migração ibero-americana. Atualmente, o programa é coordenado pela Argentina.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















