Cultura
Bois-Bumbás do Amazonas serão registrados como bens imateriais
Patrimônio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará uma reunião sobre o Inventário e Registro do Complexo Cultural dos Bois-Bumbás do Médio Amazonas e de Parintins. O encontro vai acontecer no dia 7 de agosto, no Centro Cultural Amazonino Mendes, em Parintins (AM).
O Complexo Cultural dos Bois-Bumbás do Médio Amazonas e de Parintins está na segunda fase do inventário. A pesquisa está sendo desenvolvida com base na metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC).
Durante a reunião, vão ter apresentações sobre a Política de Patrimônio Cultural Imaterial, a pesquisa de Inventário do Complexo Cultural dos Bois-Bumbás, a experiência do Maranhão no processo de Registro e Salvaguarda do Bumba-Meu-Boi do Maranhão e relatos e opiniões dos convidados sobre a participação no reconhecimento dos Bois-Bumbás como Patrimônio Cultural do Brasil.
Após o registro, a manifestação artística e cultural passa a ser reconhecida como um bem imaterial registrado pelo Iphan. A partir disso, são implementadas ações de preservação e de salvaguarda para garantir que o Poder Público e a população atuem para manter a expressão para as atuais e futuras gerações.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















